Vou estudar para o Porto … onde ficar?

Será melhor arrendar ou comprar?

Estamos já na segunda metade de Agosto e, pelo Porto assistimos à procura de alojamento por parte dos estudantes universitários.

O novo ano lectivo está prestes a começar e, para todos aqueles que “vêm de (mais ou menos ) longe” é altura de ponderar onde ficar: um quarto, um apartamento, sozinho, partilhado, mais ou menos perto da Faculdade, melhor ou pior servido de transportes …

E se, por um lado o número de camas disponíveis para Estudantes tem vindo gradualmente a aumentar, está ainda longe do suficiente, o que leva a que o arrendamento de um espaço, seja ele uma cama, um quarto ou um apartamento, constitua um encargo muito significativo para quem estuda longe de casa.

E é por isso que gostava de deixar aqui um desafio. Porque não comprar em vez de arrendar?

Na prática, o valor da renda será, na maioria dos casos equivalente ou muito próximo do valor de uma prestação bancária de crédito à habitação e, no final do curso, com a compra, disporá de uma propriedade, um investimento numa zona onde a procura está seguramente garantida, que poderá rentabilizar através de um arrendamento ou vender assegurando uma mais valia.

E, no caso de compra de um imóvel que permita a ocupação de mais do que um estudante, poderá ver o investimento a gerar rendimento desde o momento da compra.

Não será para todos, mas todo aquele que disponha de uma poupança de pelo menos 10% do valor do imóvel, poderá ponderar a compra. Se fizermos algumas contas, esses 10% serão possivelmente inferiores ao encargo que gastará, durante o curso, se optar pelo arrendamento, o qual não trará qualquer rendimento no futuro.

A ti, que estás a pensar vir morar para o Porto para estudar, convido-te a ponderar tornares-te um proprietário, e a fazeres o teu primeiro investimento imobiliário, Se necessário, e assim será na maioria das vezes, convida os teus pais ou algum familiar para serem teus “sócios” neste investimento.

Comparem, analisem, façam contas, peçam as vossas simulações e, tenho a certeza, que, na maioria das situações, entre arrendar ou comprar, a decisão será de compra.

Se precisares de ajuda, conta comigo. Estou disponível para avaliarmos a melhor opção para ti, analisarmos o mercado, as condições de cada negócio, para te ajudar a escolher: arrendar ou comprar.

E tenho a certeza que vais adorar o Porto!