Esta é uma pergunta que muitos proprietários / vendedores me colocam, no processo de venda da sua casa.
Em qualquer circunstância a minha resposta é Sim!
O que poderá variar será o grau e intensidade da limpeza mas considero que o imóvel deverá ser sempre entregue nas melhores condições possíveis.
O momento em que o comprador, com a chave da sua nova casa, entra pela primeira vez no seu recente imóvel, é de extrema importância.
É a primeira vez que entra na agora “sua” casa, pelo que considero fundamental causar uma boa impressão e que, de forma alguma, cause qualquer tipo de deceção face à primeira visita que fez ao imóvel, na altura, na qualidade de potencial comprador interessado.
Muitas vezes, a primeira visita é realizada ainda com o proprietário a habitar o imóvel, com a casa mobilada e decorada ao gosto do atual proprietário e genericamente limpa e apresentada da melhor forma possível.
O imóvel será (habitualmente) vendido devoluto de pessoas e bens, e, no caso dos imóveis usados, implicará muitas vezes uma pintura integral do interior.
Depois de retirar móveis e restantes itens, o imóvel fica habitualmente com algum lixo, pó e com as marcas de quadros nas paredes.
“Como vai ser pintado e (muitas vezes) há obras a serem feitas não vale a pena limpar …” dizem-me por vezes os proprietários.
Permitam-me discordar. Acho honestamente de muito mau gosto entregar um imóvel que esteve habitado, com pó e “cotão” no chão, vidros sujos, casas de banho com marcas de calcário e cozinhas com gordura.
As marcas de quadros nas paredes são algo que o comprador já está à espera … o lixo e sujidade não! E numa casa vazia é ainda mais evidente!
Assim, e apenas caso se trate de um imóvel em ruína, para reabilitação total e já desabitado, ou de um imóvel vendido arrendado, considero que poderemos prescindir de uma limpeza geral.
A compra de uma casa é um passo muito importante, e muitos de nós passaremos por este processo poucas vezes durante toda a vida. Que seja um momento de expectativa, alegria e felicidade, e não de desilusão.
Enquanto proprietário, coloque-se na posição do seu comprador. Imagine como gostaria de entrar na sua nova casa e valorize, até ao último momento, o seu imóvel.
Para que o novo proprietário, possa usufruir da sua casa da melhor forma possível desde o primeiro instante!