Não é habitual, e confesso que nestes mais de 10 anos de atividade imobiliária já recusei assumir a comercialização de vários trespasses. São habitualmente negócios com muitas especificidades que, para que se tornem realmente interessantes e apelativos a um público razoavelmente significativo, precisam de estar reunidas várias características, nem sempre fáceis de encontrar.
E foi de fato, um conjunto muito particular de características, reunidas neste trespasse de um centro de estudos, que me fez aceitar com toda a motivação e expetativa, a comercialização do mesmo.
A minha formação na área da economia permite-me avaliar o negócio nas suas diversas facetas, percebendo a estratégia de marketing e estimando a sua rentabilidade e potencial de crescimento.
Antes de mais, será importante perceber, afinal, o que é um trespasse:
“O trespasse é a transferência da titularidade de um negócio comercial de um empresário para outro. Esta passagem, de um bem de uma pessoa para outra, é realizada através de um contrato, que define o valor do trespasse, assim como todos os bens e direitos tangíveis e intangíveis:
- imóvel;
- equipamento;
- mercadorias;
- mobiliário;
- dinheiro existente;
- uso exclusivo da marca;
- nome do estabelecimento;
- patentes de invenção;
- direitos de propriedade industrial ou resultantes de contratos.”
Assim, neste caso, a proposta é que um novo empresário, assuma a propriedade e gestão do Centro de Estudos, com ou sem cessão de quotas, substituindo-se ao atual e fazendo seus todos os ativos do Centro de Estudos.
Relativamente a este trespasse em particular, porque considero ser de fato um bom negócio para o futuro empresário?
- Localização estratégica: localizado na Rua do Covelo, no Porto, mesmo em frente a uma das mais conceituadas escolas secundárias públicas – Escola Secundária Filipa de Vilhena, numa zona de alta densidade populacional.
- Renda muito acessível: O Centro de estudos é Inquilino do espaço que ocupa, beneficiando de um arrendamento em condições excecionais, com uma renda de apenas 600€, com garantia de manutenção da mesma nos próximos 5 anos.
- Nome e reconhecimento do mercado: O centro de estudos, em funcionamento desde 2011, é detentor de um elevado reconhecimento de mercado, funcionando e crescendo estes últimos anos praticamente por recomendação de antigos e atuais alunos.
- Ótimas condições físicas: O espaço, equipamento e mobiliário encontram-se em excelente estado, não exigindo qualquer investimento em termos de obra de remodelação, renovação ou substituição, permitindo avançar com o negócio desde o primeiro dia.
- Resultados líquidos positivos em todos os últimos anos, inclusive o período de pandemia, onde foi compulsiva uma paragem prolongada, revelador de uma atividade sustentada, de uma reduzida estrutura de custos fixos e de uma presença sólida no mercado.
- Valor investimento muito apelativo: se consideramos todos os ativos da empresa, o potencial de negócio imediato e a “poupança” na renda quando comparamos com os atuais valores médios de arrendamento, o valor de 25.000€ pedido por este trespasse é de fato um investimento bastante reduzido permitindo e potenciando um rendimento líquido num futuro muito próximo.
Será, na minha opinião, um investimento seguro e reduzido, para quem pretenda com a segurança de uma empresa com provas dadas, avançar no negócio de centro de estudos. A alternativa de criar um negócio de raíz, exigirá sem dúvida, mais risco, mais investimento e mais tempo para que traga a rentabilidade esperada.
Para mais informações: https://liasenra.pt/123571015-532/