Sobre as zonas do Porto: Prelada

A Prelada fica no coração da freguesia de Ramalde no Porto.

Outrora uma zona de campos e quintas, tem sido uma zona em constante evolução e hoje dotada de um conjunto de infra-estruturas e serviços que permitem viver no Porto, com uma excelente qualidade de vida.

Da época dos campos e quintas resta a Casa da Prelada, os seus jardins e labirintos de buxo (dizem ser dos maiores da Europa) – A Quinta da Prelada. A Casa da Prelada foi mandada construir em 1754 e é uma obra do arquitecto Nicolau Nasoni, sim, o arquitecto italiano responsável também pela torre dos clérigos!

Foi uma quinta imensa, que se estendia pelo antigo Parque de Campismo da Prelada (encerrado em 2006) passando pelo que hoje é ocupado pela Via de Cintura Interna.

Mantêm-se alguns campos verdes em seu redor, que tem vindo progressivamente a ser ocupados por prédios, e parte do aqueduto que sobreviveu aos séculos e nos diz que ali passa um riacho que vem desde Arca D’Água, e passa pela Cooperativa da Prelada.

A quinta da Prelada, desde 1904 propriedade da Santa casa da Misericórdia do Porto integra hoje no seu espaço o Hospital da Prelada.

Em termos urbanísticos, algo que claramente teve uma “responsabilidade” significativa no impulso da urbanização de toda a zona da Prelada, foi a Cidade Cooperativa da Prelada – um projecto cooperativo, inaugurado a 22 de Julho de 1993. Há 28 anos atrás, com 591 fogos e diversos equipamentos, a Cidade Cooperativa da Prelada foi na época, um projecto inovador face à pratica das cooperativas de habitação em Portugal até então, e resulta de um projecto conjunto de 7 cooperativas.

À data, muito pouco existia na zona, para além dos já referidos campos e quintas. A Cidade Cooperativa da Prelada, com o seu projecto habitacional rodeado de jardins e espaço verdes, zonas de lazer e infra-estruturas de de apoio aos moradores cativou uma população jovem de nível escolar elevado, à procura de uma primeira habitação e fez surgir o interesse na habitação na zona. A Prelada é hoje uma zona do Porto de forte densidade populacional, essencialmente residencial, e dotada de todas as infra-estruturas: vias-rápidas, metro, apoio social, ginásios, comércio, e até uma excelente ciclovia.

Uma localização central, de rápido acesso a qualquer zona do Porto assim como da saída da cidade, e onde sabe bem morar porque … não falta nada 🙂

Partilhar: