Sobre as zonas do Porto: Bonfim

O Bonfim é uma das freguesia do Porto. Não muito grande e que por isso não foi alvo da unificação de freguesias, conseguiu assim manter-se “independente”.

Ocupa a zona a nascente da “baixa”, antes de Campanhã, e estende-se desde as Antas até ao rio Douro.

O Bonfim foi considerado pelo The Guardian, um dos 10 bairros mais cool da Europa, fruto da sua capacidade de atração de uma população jovem e criativa. Já a Time Out coloco o Bonfim no ranking dos 20 bairros mais cool do mundo, considerando-o como um dos “bairros mais desempoeirados” do mundo.

É de facto uma zona que mantém viva a identidade do Porto, de uma forma genuína. Um bairro que convida a explorar a vida a pé.

Segundo a Time Out, “Com um forte espírito de comunidade e comércio de proximidade – agora, mais importantes do que nunca – há pequenos cafés e lojas, alguns dos mais tradicionais restaurantes da cidade, mas também espaços mais modernos de cozinha de autor.

Com grandes impulsos criativos, em muito devido à Faculdade de Belas Artes e às galerias, há um roteiro artístico para descobrir no Bonfim”.

Para mim, enquanto alguém com o “bichinho” do imobiliário, para além do extenso roteiro artístico e cultural do Bonfim, e do magnífico comércio de proximidade, o Bonfim é de facto um bairro muito bonito.

Na apelidada zona dos Duques encontramos das mais bonitas casas burguesas portuguesas, muitas delas já reabilitadas (… está neste momento uma à venda na Rua Duque de Palmela pela qual estou completamente apaixonada …), em ruas tradicionais com frondosas árvores nos passeios, onde dá gosto descer a pé até ver o rio Douro.

Em termos de localização, não podia ser melhor: bem perto da Baixa, da marginal do rio, com uma excelente rede de transportes, jardins lindíssimos, mas ainda preservando na integra a sua identidade enquanto zona residencial e de vivência em comunidade.

O Porto é de facto uma cidade fabulosa, e o Bonfim será, como diz o The Guardian, o seu bairro mais cool.

Partilhar: