Sobre as zonas do Porto: Areosa

Areosa é uma zona do Porto inserida na freguesia de Paranhos e podemos dizer que será a área mais nordeste do Porto.

O Porto “termina” na Areosa, sendo esta zona a fronteira com a Maia (Pedrouços) e Gondomar (Rio Tinto).
É uma zona bastante movimentada, sendo desde há muito tempo uma das entradas principais na cidade do Porto para quem vem do interior, bastante populosa e com uma gama alargada de oferta, em termos de comércio.

A Areosa foi aliás eternizada numa das fabulosas músicas do “nosso” Rui Veloso, com o “Arménio (que) era um trolha da Areosa”.

“ Arménio era um trolha da areosa

Que tinha um par de olhinhos azuis

Que quando me fixavam no baile

Me punham indefesa e tão nervosa …”

Hoje, a Areosa tem tudo. Próxima dos acessos à A4 e da VCI junto às Antas, tem o Estádio do Dragão muito próximo, dois centros comerciais a 7 minutos, vários supermercados e um sem número de lojas e serviços tradicionais que permitem assegurar que, quem vive na Areosa, possa fazer tudo a pé!

Em termos imobiliários, sendo tradicionalmente uma zona de moradias e habitação unifamiliar, foi de certo uma zona que cresceu significativamente estes últimos anos, acompanhando o crescimento do Polo Universitário da Asprela, que fica mesmo ali ao lado, junto ao principal Hospital do Porto, o Hospital de S. João.

Assim, na Areosa, convive hoje uma população já um pouco envelhecida, que já nasceu na Areosa ou que pelo menos já vive na Areosa há várias décadas, com uma população jovem, quer estudantes universitários, quer jovens em “início de vida” que valorizam a mobilidade e facilidade de acessos.

O custo da habitação na Areosa é talvez o mais baixo da freguesia de Paranhos mas, a tendência será certamente de subida, dadas as valências que a zona tem vindo a desenvolver e a procura crescente que se faz sentir pela já referida proximidade ao Polo Universitário da Asprela.

Partilhar: