Telefone: +351 929 261 237

Será boa ideia comprar ou vender casa na época natalícia?

 

Será que durante a época natalícia, é uma boa altura para aproveitar os feriados para vender ou comprar uma casa, ou estará tudo  muito ocupado com as festividades?

A maioria dos consultores imobiliários aconselham os proprietários a não vender a sua casa em Dezembro mas, para algumas pessoas, esta é a melhor altura para se mudarem pois têm disponibilidade para as visitas e pesquisa da nova casa.

Na verdade as opiniões são variadas e o que deve fazer é avaliar todos os pros e contras de acordo com as suas próprias circunstâncias.

 

QUAIS OS PROS E CONTRAS PARA OS PROPRIETÁRIOS QUE QUEREM VENDER A SUA CASA NA EPOCA NATALICIA?

 

PROS

  • Por norma, nesta altura, há menos casas no mercado, o que pode fazer subir o preço (menos oferta => mais procura)
  • A maioria dos compradores nesta altura do ano são compradores realmente interessados e motivados pelo que estarão não só disponíveis para pagar um pouco mais pela sua casa mas também têm interesse num processo rápido e célere. Habitualmente o objetivo é “Novo Ano, Nova casa”
  • Quem procura casa nesta época estará mais disponível para visitas do que no resto do ano, pelo que será possível marcar a visita a sua casa em horas mais adequadas que o fim do dia 

 

CONTRAS

  • Tenha presente que muitos consultores imobiliários aproveitam o período natalício para uma semana de férias. Assegure-se que o seu consultor estará disponível. (… eu vou estar presente 🙂 )
  • Não são só os consultores imobiliários que “encerram”. Também os solicitadores, notários, serviços públicos estarão com disponibilidade limitada, por isso assegure-se que toda a documentação está em ordem antes de começar a época natalícia
  • E claro, também a generalidade das pessoas aproveitará esta altura para umas merecidas mini férias e estarão focadas na preparação das festividades, pelo que prepare-se para ter menos compradores interessados nesta altura
  • Para os compradores ativos nesta altura, a redução do número de compradores pode ser um ponto forte o na capacidade de negociação, e levá-los a baixar o preço da sua casa
  • Nesta altura deve ter atenção às decorações de Natal. A sua casa vai parecer mais pequena com toda a decoração, arvore de natal, presentes. Para não “distrair” o comprador deverá assegurar uma decoração de natal simples e que complemente a atual – vai ajudar o comprador a imaginar-se a viver na sua casa!
  • É uma altura do ano preenchida e ocupada. Avalie se está preparado para adicionar a pressão de vender a sua casa nesta época!

 

QUAIS OS PROS E CONTRAS PARA QUEM QUER COMPRAR CASA NA EPOCA NATALÍCIA?

 

PROS

  • O tempo frio e as festividades natalícias afastam muitos potenciais interessados pelo que haverá menos pessoas a pesquisar e a visitar casas para comprar. Terá assim menos concorrência.
  • Se o proprietário tem a casa à venda nesta altura do ano poderá ser porque não recebeu muitos interessados ao longo do ano, pelo que poderá estar mais flexível para uma negociação do preço
  • Por outro lado, proprietários com a casa à venda nesta altura, estão motivados para a venda pelo que estarão disponíveis para deixar a casa rapidamente e interessados num processo rápido.
  • Se está a comprar para investimento, é a altura perfeita para colocar a casa no mercado de arrendamento num dos melhores meses para arrendar – Janeiro!

 

CONTRAS

  • Quando poucas casas estão disponíveis no mercado, as que estão à venda poderão ter preços mais elevados se a procura for elevada. Menos imóveis implica menos escolha e mais concorrência entre compradores que não querem perder “aquela oportunidade”.
  • Tenha atenção pois é possível que serviços públicos, bancos, imobiliárias estejam, nesta altura do ano menos disponíveis. Isto é particularmente importante quando há questões legais e financeiras a tratar como a negociação de um crédito à habitação. Assegure—se que tem estes assuntos tratados antes da época natalícia sob pena de não conseguir reservar a sua “casa de sonho”
  • Nesta época as casas estarão decoradas para o Natal o que lhe poderá transmitir uma sensação de conforto e bom ambiente. Tente visualizar a casa sem as decorações de Natal!

 

Assim, quer esteja a comprar ou a vender, a sua decisão de o fazer na época natalícia dependerá de como tem corrido o processo de venda ou pesquisa até ao momento. Como proprietário só precisa de encontrar 1 comprador, e os que estão à procura nesta época estarão seguramente mais motivados. Como comprador, que melhor presente de Natal pode ter se não uma casa nova?!

 

Fonte: settled.co.uk

Share this article