S.MARTINHO NO PORTO…ONDE ENCONTRAR AS “QUENTES E BOAS”!

Na próxima sexta-feira, dia 11 de Novembro, comemora-se o dia de S. Martinho, uma festa litúrgica em honra de Martinho de Tours, nascido na Hungria por volta do ano 316.

São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e renunciar à milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monástica. Mais tarde recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito bispo.

A lenda mais conhecida indica que Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e, com a sua espada, cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e resguardá-lo da chuva. Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: “Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou”.

Em Portugal, a data é associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o vinho novo pode ser degustado. É tradição fazer-se um grande magusto, castanhas assadas sob as brasas da fogueira (às vezes figos secos e nozes), e beber-se uma bebida alcoólica local chamada água-pé, resultante da adição de água ao bagaço da uva, ou jeropiga (um licor doce obtido de forma muito semelhante, que inclui ainda aguardente).

Este período também é bastante popular devido ao bom tempo que ocorre em Portugal nesta época do ano, chamado de “verão de São Martinho”. A denominação está ligada ao milagre da lenda do soldado, que afirmava que o tempo manteve-se soalheiro durante três dias após a bênção de Jesus.

Para mim, no dia de S. Martinho no Porto, não podem faltar as castanhas assadas.

Há já algumas semanas que se sente o cheirinho a castanhas assadas por vários pontos da cidade. Por isso, tem a desculpa perfeita para sair de casa, ou do escritório, e comprar uma dúzia de “quentes e boas”.

São algumas as ruas e ruelas da cidade onde pode encontrar os enormes assadores de carvão, as melhores castanhas assadas do Porto.

Da Baixa à Foz, passando pela Rotunda da Boavista, vendedores de castanhas não faltam pela cidade.

Alguns dos locais de maior passagem são:

  • Na praça Almeida Garrett, junto a S. Bento: Um clássico e pode sempre passear por diversas ruas ali à volta. Seja pela rua das Flores, subir a rua 31 de Janeiro, ou até seguir em direção à Sé para aproveitar as vistas;
  • Rua Santa Catarina: Nesta movimentada rua do coração da cidade vai encontrar mais do que um ponto de venda de castanhas. Esta localização ajuda, com certeza, a que siga para um passeio maravilhoso por esta rua, onde também já se começa a sentir o ‘espírito de natal’;
  • Rotunda da Boavista: Nesta movimentada rotunda pode comprar um cartucho de castanhas e sentar-se tranquilamente no jardim da rotunda e apreciar a azáfama à sua volta.
  • Praça do Império: Este ponto de venda começa já a ser um clássico, de quem por aqui passa. E porque não comprar um cartucho de castanhas e passear a pé pela rua de Diu, com o mar no horizonte?
  • Rotunda da Anémona: Outro clássico onde as castanhas estão sempre a sair quentes e boas! Neste local, um passeio é quase obrigatório, principalmente se por lá passar ao fim da tarde, de um dia de sol. O pôr do sol de outono também é imperdível!

Não faltam então, locais para comprar castanhas na cidade. Para isso basta estar atento à ‘coluna’ de fumo tão típica desta iguaria dos meses mais frios, para além do cheirinho único e característico desta altura do ano!

Um bom S. Martinho para todos!

Fonte: portosecreto.co; wikipedia.org.

Partilhar: