Blog

Resolução 2020: “Quero vender a minha casa este ano”

 

Estamos no início do ano, e é curioso perceber que esta foi uma das resoluções 2020 tomadas por várias pessoas.

Nestas três primeiras semanas do ano reuni já com vários clientes cujo grande projeto de 2020 é a venda da sua casa.

Ano novo, vida nova … e casa nova … e para isso é preciso muitas vezes, primeiro, vender a atual.

Mas se é projeto para 2020 qual será a melhor altura do ano para vender a sua casa?

Há inúmeros fatores que influenciam o processo de venda de uma casa, mas a época do ano é sem dúvida um deles.

A melhor altura para colocar a sua casa à venda, seja uma moradia ou um apartamento, é a Primavera.

É a época do ano em que tudo floresce, as ruas e jardins ficam mais bonitos, as pessoas tem vontade de avançar com novos projetos e estão propensas à mudança.

Há mais luz, os dias são mais longos e todos os intervenientes no mercado estão activos e presentes, desde os agentes imobiliários, aos compradores e todos os serviços de apoio como bancos e notários.

No Verão, excepto a procura extra que decorre do regresso de alguns emigrantes investidores e turistas “apaixonados” pelo Porto, já muita gente está a pensar ou a gozar férias. Tudo é feito de forma mas acelerada, a preparar o trabalho antes de férias, a recuperar trabalho no regresso de férias ou a assegurar a sobrecarga de trabalho de alguém que foi de férias. No Verão, não há muito tempo para pesquisar e visitar casas e ninguém gosta muito de passar as férias com mudanças.

No Outono há que cuidar do regresso à escola dos filhos, as folhas caem, os jardins ficam mais tristes, os dias mais curtos, as casas mais escuras. As visitas tornam-se processos mais desagradáveis com a chuva e o trânsito no Porto e torna-se difícil encontrar aquele imóvel pelo qual nos apaixonamos.

No Inverno … bem no Inverno, há o Natal, as festas, os jantares de Fim de Ano, os presentes, as crianças, os amigos, a família, o esforço extra para atingir os objetivos profissionais do ano … tanta coisa para nos ocupar que dificilmente encontraremos tempo para procurar a nova casa. Será, excepto se por algum motivo não for possível adiar, um projecto para o “próximo” ano.

Claro que se vendem e compram casas todo o ano, há sempre uma família que aumenta, que reduz, uma mudança de emprego ou de vida. Mas aquele cliente que tomou a resolução de comprar casa “este ano” e que poderá vir a comprar a sua casa, porque também este ano decidiu que é o ano que quer vender a sua casa, vai comprá-la na Primavera.

Está assim na altura de selecionar o agente imobiliário, preparar toda a documentação e o imóvel para o apresentar ao mercado nesta Primavera que está quase à porta.

Da minha parte, estou ao inteiro dispor para o ajudar!

Este ano, vou vender a sua casa!