Blog

QUARTO DE ESTUDANTE: Quando o quarto não é só para dormir!

Quando temos estudantes em casa, há que encontrar um espaço dedicado ao estudo.
O ideal: um escritório, individual ou partilhado mas, na verdade, nem sempre é possível.
O mais habitual, é que o quarto da criança ou jovem, para além de servir para dormir, descansar e tempos livres, seja também o espaço para estudar.
Se a tendência dos últimos anos, na habitação, é a valorização dos espaços sociais em detrimento dos quartos, quando há estudantes em casa é realmente importante a área dos quartos e a possibilidade de instalar nos mesmos zonas distintas para funções diferentes.

Tenho-me apercebido, enquanto consultora imobiliária, que a área limitada dos quartos é, muita vezes uma dificuldade na escolha da casa e na adaptação da mesma à necessidades dos jovens.


Numa altura em que muitas famílias estarão a preparar ou a renovar o quarto dos seus filhos para o novo ano escolar, deixo algumas dicas e sugestões que poderão ajudar a maximizar espaços e a tornar o estudo mais agradável 🙂

É importante que a zona de estudo seja bem delimitada dentro do quarto e que tenha algum estímulo – cores ou objetos que tragam para a área alguma personalidade da criança. Pense em pormenor na escolha de materiais e cores.
Pintar a zona de estudo com a cor preferida da criança ou escolher um papel de parede giro é sempre uma opção divertida.

Quando o quarto é partilhado, é ideal uma bancada comprida para dois, com zona de organização de material e livros;

Um espaço limpo e organizado é mais estimulante – ajude a criança a organizar tudo em porta-lápis, caixas organizadoras e porta-objetos.
use canecas como porta-lápis!


Tente deixar tudo o que a criança precisa a uma altura em que ela alcance tudo sozinha;

A luz é fundamental:
deve usar lâmpadas frias para evitar o risco de a criança se magoar ao encostar e o aquecimento do ambiente;


ilumine prateleiras!

E como não é possível mudar a decoração muitas vezes, opte por decorar a zona de estudo com equipamento e materiais que sirvam várias idades!