Blog

Qual é a tua cor?

Estamos quase na Primavera, e todos sabemos que é a melhor altura para colocar um imóvel no mercado.

É realmente a fase de preparação dos imóveis para venda e esta semana, com vários imóveis na chamada fase de pré-angariação, têm sido várias as conversas, visitas e reuniões com fotógrafos, arquitectos e home stagers, a trabalhar no sentido de apresentar cada imóvel da melhor forma e claro, dando destaque a todo o seu potencial.

Hoje gostava de vos falar em algo que, sendo aparentemente básico, é de importância vital – a cor!

Na verdade, a cor causa um impacto muito significativo, ainda que não consciente. Há cores que nos fazem sentir felizes e relaxados e outras que provocam até alguma ansiedade.

Assim, as cores da nossa casa quando a colocamos à venda irão certamente influenciar as emoções de um potencial interessado e impactar a forma como o comprador percepciona a casa e as memórias que cria da mesma.

Após alguma pesquisa deixo-vos algumas dicas sobre o uso das cores e o seu impacto nas emoções de um potencial comprador:

Amarelo

“Tanto haveria a dizer sobre o amarelo :)”

Associamos o amarelo à felicidade e à luz, pelo que é muitas vezes a cor escolhida para espaços sem janelas, corredores ou para criar um ambiente de alegria em espaços familiares como a cozinha. 

No entanto, os especialistas recomendam moderação e a escolha de tons de amarelo suave, porque o amarelo é uma “cor de afirmação”; ou se ama ou se odeia.

Azul

Os diferentes tons de azul, podem provocar inúmeras emoções. Os tons claros criam uma sensação de tranquilidade, lembram o oceano e são relaxantes; os tons mais escuros causam uma sensação de aconchego.

Verde

Associado à natureza, transmite calma e suavidade. É por isso que o verde, como complemento, é ideal para todas as divisões de uma casa. Tons mais claros, perfeitos para uma casa de banho, os tons mais escuros e terrosos, criam uma sensação de calma e um ambiente aconchegante.

Cinzento

O cinza é uma cor complicada, pelos inúmeros tons disponíveis. 

A maioria das tonalidades combina bem com outras cores, tornando-a uma escolha ideal para espaços de ligação como corredores e entradas. Mas o tom certo de cinza pode influenciar algumas emoções poderosas. Tons claros têm uma suavidade, fazendo-nos sentir calmos e relaxados, enquanto tons mais escuros são quentes. Selecionar a tonalidade certa nem sempre é uma escolha fácil.

Castanho

O castanho pode não parecer a cor mais convidativa, mas os diversos tons de castanho também fazem parte da paleta de cores que associamos aos efeitos calmantes da natureza. Tons mais ricos criam uma sensação de aconchego e tranquilidade, tornando-os perfeitos para um espaço de entretenimento, onde potenciais compradores podem imaginar passar tempo em família. Tons mais claros, como o bege, são bastante calmantes, perfeitos para uma sala de estar formal, escritório e corredores.

O que não usar

Nem todas as cores criarão as emoções positivas que desejamos que os compradores sintam.

Serão de evitar os laranjas e vermelhos em qualquer tipo de espaço, uma vez que provocam emoções de ansiedade e raiva.

Aposte numa paleta neutra que os compradores associarão a ambientes “familiares”.

Prepare a sua casa para venda!