Telefone: (+351) 929 261 237

Qual a melhor exposição solar?

#Dúvidas de quem compra casa

Qual a melhor exposição solar?

O que quase todos queremos?

Um apartamento virado a poente com muito sol 🙂

E nesta altura do ano, em que a maioria dos dias está cinzento e chuvoso, é ainda mais difícil perceber se realmente, quando o sol nos brinda, se ele entra pela casa ou não!

Muitas vezes os compradores me dizem “tem que ser virado a sul ou poente”! Mas será isso suficiente para que o apartamento tenha realmente uma boa exposição solar?

Depois de visitar muitas casas, em diferentes alturas do dia, do ano, com e sem sol, deixo-vos a minha opinião, que não é mais que um conjunto de alertas que considero importantes de verificar sempre que estamos a escolher a nova casa.

Mais do que a exposição solar, é importante verificar quantas frentes tem o imóvel e qual a qualidade do isolamento térmico. Um apartamento antigo, sem isolamento térmico e com má caixilharia, com uma única frente virada a sul ou poente vai ser seguramente demasiado quente no Verão … o chamado “forno”!

A existência de duas frentes vai permitir uma maior circulação de ar, e um melhor arejamento. Basta abrir as janelas.

Duas, frentes, uma a norte e outra a sul, será melhor que uma única frente mas, prepare-se, caso o isolamento não seja ótimo, para ter o Verão e o Inverno na mesma casa. As divisões a norte serão sempre mais frias e as divisões a sul bem mais quentes.

Com duas frentes, uma a nascente e outra a poente será, sem dúvida, ideal.

É possível o arejamento e a casa tem sempre sol, de manhã do lado nascente e de tarde do lado poente.

Sim, em princípio.

Excepto quando a rua é estreita e em frente temos um prédio alto que impede totalmente o sol de entrar no nosso futuro primeiro andar.

E depois temos aqueles apartamentos que ninguém quer.

Com uma frente, virada a norte.

E se esse apartamento tiver um excelente isolamento térmico, janelas amplas que apesar de não receberem sol direto deixam entrar imensa luz e que, por ser virado a norte, até é possível comprar a um preço bastante apelativo?

O que recomendo aos meus clientes compradores é que façam uma análise abrangente. Imaginem a casa em diferentes horas do dia e do ano, avaliem as construções envolventes, consultem o certificado energético e a ficha técnica do imóvel (se existente). Garanto-vos que verificar apenas qual a orientação solar não é de todo suficiente para concluir se o vosso futuro apartamento vai ser, ou não, confortável.

Share this article