A resposta a esta pergunta é simples.
A resposta é: DEPENDE!
E depende na verdade de vários fatores.
Depende …
… das características do imóvel;
… do seu estado de conservação;
… da sua localização;
… do cliente-alvo a que se destina;
… das motivações e prazos do vendedor;
… da utilização atual do imóvel;
… das condições conjunturais do mercado imobiliário.
Considero que a estratégia de venda de cada imóvel terá que ser delineada, em função e após análise de cada um destes fatores.
Todos os imóveis são diferentes, a localização é um fator crítico, o enquadramento pessoal e familiar de quem vende é determinante e no fim, cada cliente é único.
Como Consultora Imobiliária é imperativo conhecer a realidade de quem vende, as características do imóvel em detalhe, o seu enquadramento em termos de localização, a sua “concorrência” e identificar devidamente o perfil e requisitos da procura, para delinear e implementar a estratégia de marketing que trará o resultado esperado: a venda do imóvel de acordo com as necessidades e expectativas do vendedor, cumprindo igualmente o maior número de requisitos do comprador (porque um negócio só é bom, se for bom para as duas partes 🙂
É após este trabalho de análise que é possível definir:
- a adequada estratégia de preço;
- a apresentação do produto (“imóvel”) ao mercado;
- em que mercado/segmento se deve desenvolver a promoção;
- que ferramentas de promoção vão ser utilizadas e como.
Por isso, desde sempre, digo a cada cliente que um Plano de Marketing para a venda da sua casa é único (na verdade, único como a sua casa, a sua realidade e o seu enquadramento no mercado, a cada momento).
Disponho naturalmente, de um alargado conjunto de ferramentas de marketing muitas delas potenciadas pela rede Remax, enquanto imobiliária internacional e líder de mercado, e pela Agência à qual estou associada, a Remax PRO, no entanto, não posso deixar de alertar para a necessidade de pensar previamente cada uma delas. Só depois de devidamente definida a estratégia de marketing, e de acordo com a mesma será possível definir a selecção e utilização de uma vasta panóplia de ferramentas de marketing ao dispor, tais como:
- Fotografia e vídeo Profissional;
- Visita virtual;
- Homestaging;
- Decoração 3D;
- Site Remax e portais imobiliários;
- Redes Sociais (conteúdo orgânico e pago);
- Placa de venda;
- Flyers;
- Revistas da especialidade e outras;
- E-mail marketing;
- Partilha entre consultores e agências;
- Venda em sistema de propostas múltiplas;
- Open House;
- Eventos locais e feiras internacionais;
- Campanhas sazonais;
- Bolsa de permutas;
- …
Cada ferramenta terá que ser selecionada e utilizada, tendo sempre por base o objetivo pretendido, as características do imóvel, e acima de tudo o cliente-alvo para o qual estamos a comunicar.
Considero que é nesta análise, nesta trabalho personalizado e ajustado a cada imóvel e a cada cliente que reside uma grande parte da mais-valia de um consultor imobiliário.
Se está a ponderar vender a sua casa terei todo o gosto em definir consigo, em conjunto, a estratégia de marketing mais ajustada!