PRIMEIROS PASSOS NO REGRESSO À ESCOLA

E foi num instante que chegamos ao início de mais um ano lectivo!

Por esta altura,
… os livros estão comprados e encadernados
… o material escolhido e etiquetado
… as sapatilhas e o fato de treino prontos para as aulas de ginástica
… as ementas para os lanches programadas … ou pelo menos, imaginadas 🙂
… as mochilas carregadas e
… ao vivo ou pelas redes sociais, lá vamos vendo os “nossos pequenos” nos seus primeiros dias de escola e repletos de vontade e motivação (uns mais que outros!) de começar esta nova rotina.

Costumo dizer que, para os pais, agora é que terminam de facto e em pleno, as férias. Sim porque, mesmo a trabalhar, a verdade é que até ao início das aulas sinto-me quase que em “férias parciais”.

É agora que começam as deslocações casa-escola-casa (dos avós) -actividade extracurricular – (birra) – casa,
que o despertador toca impreterivelmente às 7:00;
que começam os trabalhos de casa e o estudo para os testes, as reuniões de pais e os “recados” para casa;

É agora que os jantares começam a tornar-se um pouco difíceis quando o cansaço acumulado de um dia intenso se faz sentir no apetite e boa disposição de todos!

E é também agora que os “nossos pequenos” aprendem – dentro e fora da sala de aula, vivem novas experiências, descobrem interesses e novos amigos e crescem, sempre guiados por uma curiosidade que gostava que nunca perdessem em adultos!

É de facto uma época intensa, às vezes cansativa, mas tremendamente viva e desafiante!

Que a nossa casa seja sempre o “porto de abrigo” destas experiências de crescimento, com um espaço não só para os “nossos pequenos” trabalharem e estudarem mas também que tenhamos um espaço … e um tempo, para em família apenas estar, conversar e relaxar. Um espaço e um tempo em que os “nossos pequenos” possam descrever, com aquele brilho nos olhos, as aventuras de cada dia e onde nós, pais, tenhamos sempre, nesse espaço e nesse tempo, a capacidade e a imensa vontade de os ouvir e perceber, para que façamos sempre parte desta tremenda experiência que é crescer e aprender!

A todos desejo um fantástico ano lectivo 2021/2022 !