Telefone: +351 929 261 237

Porto vai ser a capital da Arquitectura já este mês

O futuro da Arquitectura vai desenhar-se na Exponor, entre os dias 23 a 26 deste mês. Impulsionar a internacionalização das empresas portuguesas e envolver a comunidade são alguns dos objectivos do Concreta 2017.

Porto vai ser a capital da Arquitectura já este mês

 

O futuro da Arquitectura vai desenhar-se na Exponor, entre os dias 23 a 26 deste mês. Impulsionar a internacionalização das empresas portuguesas e envolver a comunidade são alguns dos objectivos do Concreta 2017.

O que é que a Construção, a Reabilitação, a Arquitectura e o Design têm em comum? Tudo! E vai ser possível conhecer as mais recentes tendências, projectos inovadores e antecipar o futuro dos diferentes sectores já este mês, a Norte do País. É a oportunidade ideal para aceder a todas as novidades das diferentes áreas num só lugar.

Entre os dias 23 e 26 de Novembro, a Exponor, no Porto vai ser o palco da 28ª edição da Concreta 2017, a Feira de Construção, Reabilitação, Arquitectura e Design. Dirigido a profissionais nacionais e estrangeiros, mas também ao público em geral, o evento destina-se a promover tendências e impulsionar a área da construção, da arquitectura e do design no contexto nacional, tendo ainda em vista, os mercados externos, apresentando novidades técnicas e tecnológicas, novas soluções e novos materiais.

Valorizar o que se faz a nível nacional com um olho na antecipação do que poderá ser o futuro. Eis o que pode encontrar na Concreta 2017. Tudo isso e muito mais.

Carla Maia, directora do certame, considera que “a reabilitação, enquanto fenómeno crescente na área da construção, e a sustentabilidade, como preocupação generalizada aos vários sectores da sociedade, são duas realidades obrigatórias a que não podíamos – nem queríamos – ficar alheios”.

A responsável chama à atenção para uma característica essencial do evento: o design inovador, enquanto “tendência transversal à economia que constitui uma importante ferramenta de competitividade que ajuda, em larga escala, à internacionalização das empresas portuguesas”.

No evento, comissariado pelo arquitecto Diogo Aguiar, estarão presentes as empresas que marcam a diferença no sector da construção, através da apresentação de novas formas de trabalhar e da integração dos seus produtos.

Partilha de sinergias

A Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte é o principal parceiro deste certame, e irá marcar presença com uma praça dedicada à Arquitectura”, onde 15 gabinetes vão expor o seu trabalho. Também a Ordem dos Engenheiros irá estar presente, representada por engenheiros de todos os colégios, de forma a aproveitar a sinergia entre todos. A iniciativa “Architects on Business” terá o objectivo de divulgar o trabalho dos arquitectos a nível nacional e aproximar a arquitectura ao público em geral.

Arquitectura, design, engenharia… A Concreta irá ainda divulgar novos e inspiradores produtos, permitindo que esta indústria se reinvente, num sector que está a passar por uma mudança de paradigma, com a reabilitação em franco crescimento nos principais centros urbanos e a ocupar uma quota de mercado cada vez mais valorizada.

Destaque ainda para o Prémio Arquitectura CONCRETA Under 40, um concurso nacional que, a partir da selecção de uma obra de arquitectura construída, se destina a premiar um arquitecto, um atelier ou uma equipa a trabalhar em co-autoria, como forma a celebrar o trabalho desenvolvido em território nacional ou internacional por jovens arquitectos portugueses (com idade inferior a 40 anos). Espera-se que este prémio possa contribuir para o crescimento profissional das suas carreiras.

O vencedor, de entre dez finalistas já anunciados, irá ser distinguido com um prémio no valor de dois mil euros, com o patrocínio da marca de tintas CIN. A obra será exposta no evento.

 

Fonte: publico.pt

Share this article