COMO ORGANIZAR A SUA DESPENSA DE SONHO!

Sempre gostei de decoração e arrumação.

Nestes meses de Inverno tenho por hábito dar uma especial atenção aquelas divisões da casa mais interiores, possíveis de organizar, arrumar e remodelar mesmo em dias de chuva e frio.

É nesta altura que me dedico às casas de banho, arrecadação mas também a uma pequena divisão que me é muito querida: a minha despensa!

Uma divisão que durante algum tempo caiu em desuso, mas que sempre valorizei.

As casas dos nossos pais, todas tinham uma despensa. Depois, nos apartamentos mais recentes foram adoptados os armários despenseiros e, em apartamentos pequenos diria que a despensa simplesmente desapareceu. Mas, tenho notado que ultimamente, a despensa volta a ser uma forte mais valia na nossa casa.

O local ideal para manter todas as mercearias, alimentos e equipamento no lugar certo!

Aliás, diria que na internet é já moda todas as dicas e ideias para transformar um pequeno espaço numa despensa bonita e organizada.

A título de exemplo, quando Khloé Kardashian comprou a casa dos seu sonhos, de imediato apareceram várias imagens dos diferentes espaços da sua mansão de luxo, entre as quais uma enorme despensa, com prateleiras, de uma ponta à outra, cheias de frascos de vidro e iluminação especial.

Nos últimos anos, as despensas – anteriormente consideradas espaços para empilhar utensílios de limpeza e alimentos – passaram a ser um espaço muitas vezes digno de capa revista.

Podemos encontrar e tirar ideias em várias aplicações, como o Pinterest e Instagram. Esta já quase obsessão com organizar a despensa começou a ser mais notória desde a pandemia, em que as pessoas passaram a dar mais importância às suas casas.

O ‘boom’ das despensas fotografáveis está também relacionado com a evolução da cozinha até à atualidade. Se antigamente a cozinha era um sitio de trabalho e pouco agradável, hoje em dia a cozinha é o coração da casa, onde recebemos pessoas, conversamos e passamos bons momentos.

A nossa despensa é assim também o reflexo do que somos e de como vivemos. Por isso, esta procura por uma despensa perfeita e bonita deve ir ao encontro das nossas necessidades e espelhar um pouco da nossa personalidade.

Ter uma despensa organizada não é importante apenas porque fica bonita … tentar encontrar o café para o pequeno almoço ou petiscos enlatados para servir às visitas que chegaram de surpresa e não encontrar é irritante, não é?

Mas quem aprende como organizar a despensa vai ter tudo o que precisa sempre à mão, além de saber tudo o que tem em casa e o que precisa ser comprado na próxima vez que for às compras.

Assim, e se quiser aproveitar algum destes dias chuvosos de Inverno para organizar a sua despensa, deixo-lhe algumas dicas:

1.      Limpe tudo: veja como organizar a despensa e dizer adeus à confusão

O primeiro passo para uma despensa 100% organizada é a limpeza. Esvazie todos os seus armários, e veja em que estado estão os mantimentos. Deite fora tudo o que estiver estragado ou que tiver ultrapassado o prazo de validade.

Limpe os armários ou prateleiras com detergente neutro, álcool e vinagre, retirando gorduras e sujidade.

Evite o uso de produtos químicos com cheiro forte, que podem contaminar os alimentos que forem guardados depois.

2.      Use frascos transparentes para guardar alimentos e coloque etiquetas

Os frascos transparentes são uma grande ajuda para deixar a despensa organizada. Em vez de deixar as embalagens  abertas, espalhando alimentos pelas prateleiras deixe cada um num frasco fechado.

Os frascos podem ser de plástico ou de vidro, desde que sejam transparentes – para facilitar a visualização dos mantimentos. Coloque uma etiqueta em cada frasco com o nome e data de validade dos alimentos.

3.      Cestos e caixas são aliados da organização

Não precisa de gastar dinheiro para organizar a cozinha. Usando cestos ou caixas de cartão, daquelas que conseguimos recolher em supermercados ou em encomendas que recebemos em casa, é possível manter tudo no devido lugar e aproveitar ao máximo todos os espaços.

Esses recipientes são ótimos para guardar alimentos que ficam armazenados por mais tempo ou são produzidos em embalagens menores e que se podem espalhar pela despensa.

Use caixas / cestas diferentes para cada tipo de mantimento: gelatinas, temperos, farinhas, enlatados, etc.

4.      Prateleiras são as melhores amigas de uma despensa organizada

Outra forma de organizar a despensa e aproveitar o espaço é instalar prateleiras adicionais ou intermédias, criando níveis extra para arrumar frascos e outros artigos com alturas variáveis.

A organização pode seguir um esquema criativo e ter detalhes de decoração, como tecidos ou capas protetoras artesanais. Afinal, além de prática, a nossa despensa deve ser bonita 🙂

Lembre-se de organizar as prateleiras de acordo com a utilização dos produtos. Aqueles que são usados com frequência devem estar à altura da vista, sempre ao alcance das mãos.

5.      Produtos embalados com o rótulo para frente

Parece uma coisa banal, mas manter o rótulo dos produtos embalados para frente, ajuda – e muito! – a deixar a despensa mais arrumada.

Com os rótulos na posição correta, vai ver tudo mais rápido e não se  vai confundir ao ir buscar um produto à despensa.

6.      Organize os alimentos pela data de validade.

Uma dica de como organizar a despensa e evitar desperdícios é guardar os produtos de acordo com a validade.

Os produtos mais novos devem ir para o fundo. Na frente, os que já estão mais próximos da data de validade.

Isso evita que, na pressa, o alimento novo seja consumido antes do que está próximo do final da validade.

7.      Mantenha os frascos sempre limpos

Esvaziou um frasco de alimentos? Faça a lavagem imediatamente, mesmo que não vá reabastece-lo naquele momento.

Manter os frascos limpos e secos contribui de forma realmente efetiva para uma rotina mais organizada, já que, assim que uma compra é feita, a sua despensa e todos os seus utensílios estarão prontos para receber e armazenar novos alimentos.

8.      Tenha um bloco de notas na despensa

Com certeza você já foi ao supermercado e se esqueceu de comprar algum produto ou então, acaba por trazer aquilo que não precisa. Para que isso não aconteça mais e a despensa esteja sempre abastecida com tudo o que precisa, deixe sempre por perto um bloco de notas.

Sempre que um produto acabar, faça uma anotação no bloco. Quando chegar o momento de fazer compras, a sua lista já estará pronta.

Espero ter ajudado!

Fico à espera das fotos da sua “nova” despensa 🙂

Partilhar: