Novo Ciclo Imobiliário: Reflexões de Agosto

Como habitualmente, os últimos dias de Agosto, são para mim dias de reflexão e planeamento.

É como se o ano terminasse a 31 de Agosto, e um outro ano, com novas motivações, objetivos e planos tivesse inicio a 1 de Setembro.

Julgo que é algo que vem já de longa data, do tempo ido da escola, em que tudo parecia recomeçar em Setembro.

Em Agosto, há sempre alguns dias de férias, as tardes são mais longas, são possíveis os passeios em noites quentes, as rotinas familiares são bem mais reduzidas, pelo que há tempo para pensar, reflectir, planear e até sonhar e criar.

E este final de Agosto foi ainda marcado pela participação no Summit do Tom Ferry (simplesmente o melhor coach da área do imobiliário, do mundo),  que sigo e me inspira há vários anos neste meu percurso, já longo, na atividade imobiliária.

Foi um privilégio enorme assistir, e foi acima de tudo, o momento certo para ficar a par das novas tendências do mercado e de marketing imobiliário, de modo a preparar a entrada nesta nova etapa (ou novo ano, como gosto de lhe chamar), assegurando assim um produtivo final de 2023, e já com o foco no início de 2024.

Tentando resumir, se é que possível, os principais pontos desta magnifica aprendizagem, diria:

  • Tal como em Portugal, o mercado imobiliário nos EUA não está em queda. É preciso perceber que “uma desaceleração da valorização não significa depreciação.”
  • Para além disso, em ambos os mercados:
    • Não há nenhuma redução drástica da taxa de juro à vista;
    • Não há solução (simples e célere) para a falta de inventário.
  • O video continua a ser uma das formas mais eficazes de transmitir informação e aportar valor.
  • Estamos há 10 meses no segundo maior avanço das nossas vidas … a inteligência artificial! É extraordinário, alucinante e e até um pouco assustador, o potencial de desenvolvimento do meu trabalho com o recurso à Inteligência artificial. Muito deste Summit foi dedicado a desvendar a ponta do iceberg deste universo de potencialidades ( a dificuldade vais ser definir por onde começar! ).

Mas a frase que realmente me “marcou” neste Summit, porque não poderia estar mais alinhada com os meus valores e aquilo em que acredito, foi a seguinte (que não me atrevo a traduzir sob pena de lhe retirar algum sentido):

In a word full of algorithms, hashtags, and followers, remember the importance of true human connection.”, Tom Ferry

Partilhar: