Nos últimos anos a oferta de restaurantes no Porto tem crescido de forma exponencial. E, sendo eu um bom “garfo” adoro experimentar os novos espaços e as novas cozinhas que o Porto tem tido o privilégio de receber.
No entanto, muitos destes espaços estão localizados na Baixa da cidade, onde o turismo fervilha e onde, principalmente ao jantar e aos fins de semana, começa a ser difícil encontrar um restaurante com disponibilidade, sem fazermos uma marcação com vários dias de antecedência.
Se muitas vezes adoro ir à Baixa experimentar os novos restaurantes, há dias em que sabe bem “regressar” às origens e ir àquele restaurante perto de casa, que há anos nos serve bem!
É desses restaurantes que hoje me lembrei, ao pensar que se calhar apetece-me ir jantar fora mas ficar perto de casa … ir a pé e aproveitar uma destas primeiras noites de Primavera.
Moro em Paranhos, uma das maiores freguesias do Porto, do lado nordeste da cidade, e por isso um pouco distante das zonas mais turísticas como a Baixa e a Foz do Douro.
Onde vou jantar quando quero ficar perto de casa?
Ao Rito, aquele restaurante perto de casa que é sempre uma aposta segura. Comida caseira, tradicional, de conforto, e com uma relação qualidade-preço muito interessante.
À Adega Escondida, ainda mais perto de casa, no jardim da Arca d’água. Uma “adega escondida” com uma esplanada muito agradável e uma excelente oferta de pratos portugueses e petiscos.
Ainda dentro da gama dos restaurantes tradicionais não podia deixar de mencionar “O Pombeiro “ no Vale Formoso, para quando apetece aquela comidinha típica portuguesa, muito bem confecionada e servida num ambiente familiar.
Quando apetece um bom (aliás, muito bom) hambúrguer, servido em pão do caco e acompanhado por uma excelente cerveja, tenho a Tasquinha do Caco junto ao Hospital de S. João.
E para aqueles momentos especiais, ou quando apenas apetece um jantar romântico com vista para a cidade mais bonita (… o Porto …) vale a pena fazer os 2,5kms até ao Portucale! A comida é sempre uma opção segura, com uma qualidade e serviço irrepreensíveis, e o espaço e vista indiscritíveis! Sou apaixonada por este restaurante desde a minha adolescência!
Haverá certamente vários outros a nomear, mas por hoje, fico por aqui porque a fome já aperta 🙂
Gostava muito de contar com os seus comentários e sugestões, sobre estas e outras opções, porque na verdade considero que a oferta de restauração no Porto, é sem duvida, um dos grande ex-libris da cidade que vale a pena conhecer e usufruir em pleno.