Telefone: +351 929 261 237

Ideias para jardinagem na varanda do apartamento

Inveja do jardim - uma doença comum dos donos de apartamento que desejam ter um espaço verde na sua varanda.

Ideias para jardinagem na varanda do apartamento

Inveja do jardim – uma doença comum dos donos de apartamento que desejam ter um espaço verde na sua varanda. O aproximar da primavera apenas piora os sintomas, mas não é necessário. Se o seu apartamento tiver uma varanda ou um pátio, poderá jardinar – só precisará de mais criatividade.

O Sol é importante

A primeira ponderação ao criar o seu paraíso na varanda é verificar a quantidade de exposição solar existente. Tem exposição solar o dia todo? Meio dia? Ou não? Sol de manhã ou só à tarde?

Sim, os pontos de sombra são um desafio para a maioria das plantas prosperarem, mas não todas. As florestas estão cheias de espécies crescem bem à sombra de grandes árvores. O segredo é pesquisar ou falar com um profissional de jardinagem no horto local. Lembre-se, não só precisa encontrar plantas que evitam a luz solar, mas também devem ser adequadas para crescer em vaso.

Jardim = Privacidade

Viver em apartamentos não é especialmente conhecido pela sua privacidade. Se for um edifício adjacente que está em frente à sua varanda ou, as pessoas podem (e provavelmente irão) olhar. Em vez de tolerar aquela sensação de “viver-em-um-aquário”, use o seu mini-jardim para lhe dar alguma privacidade.

Procure plantas altas e densas e aprenda a colocá-las estrategicamente. Plantas mais pequenas também podem ser usadas se as elevar. Procure, na época de saldos, mobiliário ou acessórios que possam ser usados para elevar as plantas mais pequenas. Ou mesmo coisas usadas que podem ser reutilizadas como elementos decorativos.

Os vegetais podem ser decorativos

Os jardins urbanos estão cada vez mais na moda pois não é preciso viver numa quinta ou ter um quintal para cultivar vegetais. A jardinagem vertical é uma das maiores tendências no mundo da jardinagem e uma dádiva para o micro-jardineiro.

Não quer jardins verticais? Os sacos de crescimento vêm em todos os tamanhos e os mais profundos até podem alojar uma colheita de batata. Pimentos e feijões rasteiros ocupam pouco espaço e os pepinos, os tomates e a abóbora podem crescer na vertical. Depois, temos as árvores de fruto criadas especialmente para as varandas.

A Lipor por vezes aborda estas temáticas nos cursos que oferece. Esteja atento!

Não se esqueça dos acessórios

Para além de bancos ou cadeiras para os seus convidados, poderá adicionar iluminação para dar algum charme e interesse ao seu mini-jardim.

Gosta do seu jardim?

 

 

Adaptado de justinculley.com