Telefone: +351 929 261 237

Gasta muita água? Regue o seu relvado da forma correta!

Evidentemente que a rega é essencial, mas em demasia ou muito pouca pode prejudicar a saúde da sua relva. Regra geral, um relvado precisa de ser regado pelo menos uma vez por semana.

Evidentemente que a rega é essencial, mas em demasia ou muito pouca pode prejudicar a saúde da sua relva. Regra geral, um relvado precisa de ser regado pelo menos uma vez por semana. Este conselho não será válido quando o o tempo está quente e muito vento, pelo que precisará de mais rega.

Como pode ter a certeza que a sua relva está a receber água suficiente, sem ser um desperdício?

 

O básico

 

É de bom senso saber que a relva precisa de menos água quando chove. Se realmente quer aproveitar o poder da chuva para cuidar da sua relva, gire as suas caleiras em direção à relva durante períodos chuvosos.

Mas precisará intervir quando não houver chuva suficiente. Como saberá se está na hora? Pise o seu jardim e se as suas pegadas permanecem visíveis, estará na hora de regar.

 

Quando regar a sua relva?

 

Deverá saber quando e com que frequência regar – profundidade e frequência. Além do teste da pegada, pode verificar o solo usando uma chave de fendas ou outro objeto longo e afiado. Coloque o objeto no solo – se sair húmido, não regue. Faça o teste novamente dentro de um ou dois dias.

Evite regar durante a maior parte do dia, ou seja, quando recebe luz solar direta – geralmente entre o 12h e as 15h. Durante esse período, a água é desperdiçada por evaporação. Regue antes no início do dia, antes de ficar quente.

 

Não desperdice uma gota de água

 

Agora sabe sobre a quantidade de água que a sua relva precisa por semana. Para determinar quanto tempo de rega, serão necessários alguns testes.

Encontre uma meia dúzia ou mais de latas vazias e coloque-as uniformemente espaçadas na área a ser regada. Ligue o seu sistema de rega e deixe-o funcionar durante 20 minutos. Então, meça a quantidade de água em cada lata e faça a soma. Divida o resultado pelo número de latas que usou, e depois multiplique esse número por três. Agora já sabe a quantidade de água que a sua relva recebe numa hora. Agora poderá ajustar o temporizador para garantir que a relva recebe a quantidade certa de água.

Há duas coisas adicionais que deverá ter em mente. Primeiro, quer evitar a formação de charcos na relva. Se os vir, o seu sistema está a injetar água com muita rapidez, e o solo não consegue absorver.

Em segundo lugar, verifique a área onde os seus sprinklers estão a bater. Ajuste-os para evitar o desperdício de água e limite a área de rega somente à relva.

 

Manutenção do Sistema de Irrigação

 

Um sprinkler na extremidade de uma mangueira pode ser bom para um jardim pequeno, mas não é uma maneira eficiente de regar áreas maiores. O ideal é um sistema de sprinklers de baixo volume com pouco ângulo, para minimizar a evaporação.

No início da primavera, inspecione o seu sistema de irrigação. Verifique as caixas de válvulas e os próprios sprinklers para perceber se estão entupidos ou não.

Durante os longos e quentes meses de verão, a conservação da água é fundamental não só para uma relva saudável, mas também para um planeta saudável e o seu bolso, também!

 

 

Adaptado de kimberlybean.com