Telefone: +351 929 261 237

Como evitar que as janelas embaciem no Inverno

 

Aquela fabulosas janelas que permitem que a luz do sol entre em casa são inúteis, se os vidros estiverem com condensação.

Quando o ar gelado do exterior atinge o vidro aquecido de uma janela, é inevitável que o resultado seja a condensação. Existe, no entanto, uma maneira de alterar este processo natural.

 

O que provoca o embaciamento da janela?

 

A condensação é o resultado da temperatura e humidade. A quantidade de humidade que o interior da habitação pode conter é limitada e depende da temperatura do ar.

Quando o ar fica saturado, torna-se quente e húmido. Quando entra em contacto com o vidro frio de uma janela, condensa em líquido.

O processo é semelhante à forma como um copo de chá gelado começa a pingar no lado de fora, quando estamos no Verão.

 

Soluções para janelas embaciadas

 

A primeira solução é eliminar o excesso de humidade em casa. Não será uma tarefa fácil, considerando que até a nossa respiração aumenta os níveis de humidade.

Não, não sugerimos que pare de respirar, mas há medidas que pode tomar para reduzir a humidade interior:

  • As plantas de casa contribuem para o nível de humidade dentro da casa. Considere mudá-las para outro local durante o inverno.
  • Use o exaustor na cozinha e no quarto de banho quando tomar banho. Apenas os desligue cinco minutos depois de terminar.
  • Tome banhos mais curtos.
  • Abra algumas janelas por alguns minutos, várias vezes por dia, ou à noite.

Verifique a cave e use revestimento isolante para manter a umidade em níveis mínimos.

Na Primavera, verifique os desníveis do quintal, bem como a drenagem do solo.

 

Se tudo falhar, use um desumidificador

 

O excesso de humidade em casa provoca mais do que janelas embaciadas. Pode causar pintura descascada, levantamento de soalho, madeira apodrecida e isolamento deteriorado. Também atrai ácaros do pó para a roupa, tapetes, carpetes e até para a cama.

Um desumidificador pode remover entre 10 a 50 litros de água do ar por dia.

Isso é bom, não só para melhorar a vista das janelas, mas também para a sua saúde, especialmente para aqueles que sofrem de alergias ou asma.

Uma das desvantagens de usar um desumidificador é que requerem uma limpeza constante para desencorajar o crescimento de bolor.

Além disso, pequenas unidades podem não ser suficientes para uma casa maior, pelo que se sugerem unidades com maior capacidade (mais de 50 litros por dia).

 

Adaptado de tonydelisi.com

Share this article