Telefone: +351 929 261 237

Envelhecimento – 7 coisas a considerar

Falar sobre idosos é um desafio. Não é como falar sobre adolescentes, ou crianças, que é quase a mesma coisa. A faixa etária é grande, com interesses e situações de vida distintos.

Falar sobre idosos é um desafio. Não é como falar sobre adolescentes, ou crianças, que é quase a mesma coisa. A faixa etária é grande, com interesses e situações de vida distintos.

Idosos mais jovens, por vezes, não gostam de ser chamados de idosos, especialmente enquanto são fisicamente activos na sua vida. Para eles, “idosos” aplica-se a pessoas mais velhas que estão a abrandar sendo um pouco difícil locomoverem-se.

Independentemente do estágio de envelhecimento, como muitos idosos em Portugal, pode considerar o envelhecimento no local onde está a viver actualmente, ou comprando um local com uma disposição mais amigável. Em caso afirmativo, convidamo-lo a ler a nossa lista de coisas que poderá considerar ao compilar a sua lista de desejos para a nova casa.

  

Casa Térrea é mais acessível

 

Uma casa térrea é a exigência mais óbvia para um adulto mais velho viver sem depender de ninguém. Mesmo para os mais novos, umas escadas às vezes fazem doer os joelhos. Para pessoas mais velhas, não só as escadas podem ser difíceis de ultrapassar como também existe o perigo real de escorregar ou cair.

 

Esteja atento à mobilidade

 

A maioria dos corredores têm 90 cms de largura, o que é muito estreito para alguém numa cadeira de rodas. Numa casa, deitar abaixo uma parede para alargar um corredor pode ser um grande projecto. Se estiver a comprar uma casa, certifique-se de que os corredores têm pelo menos 100 cms de largura – 120 cms é o ideal.

Instale uma rampa para compensar as alterações de nível se tiver problemas de deslocação. As rampas curvas não são recomendadas para conduzir um andarilho ou uma cadeira de rodas.

 

Torne o WC acessível

 

Muitos idosos sofrem acidentes no wc, de acordo com a Ordem dos Enfermeiros. Dois terços destes acidentes ocorrem no chuveiro. Construir um wc amigável é tão fácil como aplicar fita antiderrapante no tapete do chão do wc e barras de apoio dentro da banheira. Existem, no entanto, outras coisas que podemos fazer para segurança extra, de acordo com o “Guia de Prevenção Destinado a Profissionais: Riscos Domésticos entre os Idosos”:

  • Substituição da banheira por uma base de chuveiro ou cabine de duche com uma dimensão mínima de 1,50m x 1,50m e que inclua um banco de ajuda.
  • Colocar um tapete antiderrapante dentro e fora da banheira ou base de chuveiro.

 

Cozinha

 

Cozinhas tradicionais são as divisões mais desafiadoras para a cadeira de rodas circular. Mesmo que actualmente não use uma cadeira de rodas, se planeia envelhecer na sua casa, deverá considerar as várias sugestões sobre como tornar a cozinha amigável para idosos:

  • Evitar passadeiras que dificultem a passagem e favoreçam os tropeções.
  • Colocar detector de fumos e de fugas de gás.
  • A distribuição dos móveis em forma de L permite ter sempre um ponto de apoio durante as deslocações.

 

Quartos

 

Instale um armário com uma entrada de pelo menos 90 cms de largura. Para torná-los mais fáceis de alcançar, baixe as prateleiras e barras de vestuário. Mova o interruptor de luz para dentro do armário e a 90 ou 100 cms do chão.

Para aquelas viagens a meio da noite para o wc, acenda o caminho do quarto para o wc. Isso pode ser feito com uma luz nocturna ou com sensores de movimento. As lojas geriátricas vendem kits de luzes que podem ser accionadas de diversos formas.

  

Iluminação

 

Boa iluminação é essencial para a segurança, se planeia envelhecer na sua actual habitação. Existe, no entanto, um equilíbrio delicado entre a iluminação adequada e brilho ofuscante.

A Ordem dos Enfermeiros recomenda lâmpadas fluorescentes enquanto a Quercus diz que as lâmpadas LED são mais duradouras do que lâmpadas tradicionais ou fluorescentes. Para evitar os clarões, sugere-se a instalação de interruptores de intensidade de fácil acesso, luzes suspensas e iluminação embutida por baixo de prateleiras.

Se planeia renovar a sua casa actual em vez de comprar outra, não se esqueça de contratar um construtor com experiência na área.

Se vai comprar, ficaremos felizes em ajudá-lo a encontrar a sua casa perfeita.