Telefone: +351 929 261 237

Encontrei um imóvel para comprar. Quanto devo oferecer?

Ótima pergunta! Encontrou uma casa e questiona-se se deveria oferecer o preço que estão a anunciar, eu deveria oferecer um valor abaixo ou devo fazer outra coisa?!

Encontrei um imóvel para comprar. Quanto devo oferecer?

 

Ótima pergunta! Encontrou uma casa e questiona-se se deveria oferecer o preço que estão a anunciar – “eu deveria oferecer um valor abaixo ou devo fazer outra coisa?”

Vamos analisar o mercado imobiliário local onde a casa está localizada:

  • Qual a construção do imóvel que quer comprar?
  • Tem transportes nas redondezas?
  • Que comércio existe na área?

Depois de entender e reconhecer algumas destas questões, terá mais informação para avaliar o valor deste imóvel!

Passemos então a analisar as questões mais importantes.

 

Qual é o valor real do imóvel?

 

Esta é a primeira resposta que deve procurar para saber quanto dinheiro oferecer. Como foram vendidos os imóveis que estão mais próximos ou que foram transacionados nos últimos 3 a 6 meses? Estes imóveis determinarão o valor mais próximo para fazer uma oferta. Será aqui que um agente imobiliário poderá ajudá-lo com os seus conhecimentos sobre o mercado. Poderá comparar recursos, condições e localização. Infelizmente, nem sempre temos a sorte de ter a nosso favor as condições ideais de compra de um imóvel e esta será uma área onde certamente beneficiará com a contratação de um agente imobiliário.

 

O que é que um vendedor revela sobre o imóvel?

 

Tente descobrir se existe algo que desespera o agente que está a vender. O desespero poderá traduzir-se nalgum tipo de poupança para si.

Um vendedor desesperado significa que poderia considerar uma oferta abaixo do valor pedido ou abaixo do real valor de mercado. No entanto, tenha em mente que o desespero de um vendedor não é o único fator na determinação do valor de oferta, porque o seu próprio desespero também pode entrar em linha de conta.

 

Está desesperado por esta compra?

 

Se é o primeiro imóvel pelo qual se apaixonou, os seus sentimentos podem afetar o preço que está disposto a pagar.

A euforia pode mantê-lo acordado à noite imaginando-se na nova casa que seria perfeita. Ah, se conseguir esse mesmo imóvel, a sua vida será ouro sobre azul!

Se estiver desesperado para comprar o imóvel, não aprenda da forma mais difícil, perdendo-o porque julgou que poderia baixar o valor da oferta. Ao apurar o valor do imóvel conforme explicado acima, deve ter uma boa ideia de até onde está disposto a arriscar ao fazer uma oferta abaixo do valor pedido.

Em boa verdade, dependendo do mercado imobiliário, do seu amor pelo imóvel em causa e de mais algum comprador interessado, isto poderia justificar uma oferta acima do valor real de mercado. Sim é verdade. É comum ocorrer quando os imóveis têm preços ajustados ao mercado e existem diversos compradores a competir pelo mesmo imóvel!

Efetivamente, não existem imóveis suficientes para satisfazer a necessidade e o desejo de potenciais compradores.

 

Qual é o seu Grau de Urgência na Compra?

 

Tem todo o tempo do mundo ou tem um prazo-limite? Talvez esteja apenas agora a procurar um imóvel e não tenha pressa, pois não se quer arrepender e pretende evitar as habituais compras “urgentes”.

Se não tiver pressa, provavelmente poderá ter a oportunidade de economizar na compra do imóvel. Não é uma garantia de que economizará, mas se estiver disposto a arriscar porque não tem pressa, então poderá pagar ligeiramente menos, se estiver disposto a arriscar perder o imóvel para outro Comprador ou uma eventual rejeição do Vendedor pela sua oferta. Poderá considerar esta estratégia funcional para um vendedor que tenha um prazo-limite a cumprir e que necessite vender com alguma urgência.

E se o cenário estiver ao contrário e a urgência for sua? Terá de confiar no seu agente imobiliário para lhe facultar os detalhes do valor do imóvel para garantir que a sua oferta se enquadra no valor atual de mercado para que tenha boas hipóteses do vendedor aceitar o valor oferecido.

 

Qual o valor aprovado para Financiamento?

 

Está será muito simples – Se o seu financiamento apenas estiver aprovado para € 200.000,00, então não poderá oferecer nenhum valor acima desta linha.

O valor pré-aprovado para financiamento permitirá ao comprador saber até onde poderá ir para adquirir o imóvel que pretende.

Resumindo, agora que sabe as respostas à questões colocadas, poderá determinar o valor correto a oferecer pelo imóvel que tem em vista.

Como se apercebe, existem muitos fatores que deverá ter em consideração para apurar o valor ideal a oferecer pelo imóvel. Para saber quanto dinheiro oferecer deverá estabelecer prioridades, o que lhe permitirá decidir qual a melhor oferta.

 

Adaptado de imagineyourhouse.com