Telefone: +351 929 261 237

Dicas para o ajudar a pintar como um profissional

 

A tinta é a cura milagrosa para uma casa que precisa de uma melhoria rápida. Não acrescenta apenas cor, mas, se a cor for bem escolhida, pode fazer com que uma sala pareça maior ou até mais limpa.

A melhor parte de pintar a sua casa é que pode controlar os custos, fazendo-o sozinho. A pior parte é a preparação que está envolvida antes de colocar o rolo na parede. Mas é vital que se prepare corretamente – é o que determina o sucesso da tarefa.

Não vá já à drogaria mais próxima. Primeiro, verifique na nossa lista do que é que precisa.

O que precisa

 

Dependendo das condições das suas paredes, talvez não precise de comprar toda a lista:

  • Fita métrica
  • Lonas de plástico
  • Pano de lona
  • Fita de pintor ou fita adesiva
  • Betume e espátula tapa fendas
  • Papel de lixa de grão fino
  • Balde de água com sabão
  • Tinta para primário
  • Tinta de acabamento
  • Pincéis e rolo
  • Balde de 20 litros ou uma bandeja de tinta
  • Cabo extensível para rolo

Preparação é chave

 

Precisará de saber a quantidade de tinta a comprar, portanto tire medidas da área com cuidado. Comece com a parede mais comprida primeiro e não se esqueça do teto.

 

Como medir

 

Use o comprimento da parede maior e multiplique-a pela sua altura e, a seguir, multiplique o resultado por quatro. Deverá duplicar o número se pretender aplicar duas demão ou então poderá usar uma calculadora de pintura (Barbot).

Agora já está apto para comprar todos os materiais que precisa (veja a lista acima).

 

Preparação pré-pintura

 

Deverá empurrar os móveis para o meio da sala e colocar uma lona (ou pano) por cima, garantindo que ficam cobertos. Para proteção extra, poderá colar a parte inferior da lona no chão.

A seguir, use os panos de lona para cobrir o chão. Os profissionais recomendam lona em vez de plástico por vários motivos:

  • Permanecem melhor no lugar
  • Salpicos de tinta secam mais depressa
  • Não são tão escorregadios como o plástico

Posteriormente, deverá proteger as áreas de parede que não vai pintar. É aqui que entra a fita do pintor. Use-a para cobrir tomadas elétricas e rodapés. Os profissionais recomendam que, depois de aplicar a fita sobre a madeira, passe uma espátula por cima para pressionar a fita para um bom isolamento.

Preencha os buracos e ranhuras nas paredes com betume de enchimento.

Agora é hora de usar a lixa para nivelar o betume e outras superfícies ásperas na parede. Lixar a parede também ajuda a nova tinta a agarrar melhor.

Os profissionais recomendam que lixe a parede dos rodapés até ao teto e depois horizontalmente no rodapé e no teto.

Finalmente, use o balde de água com sabão para lavar as paredes, livrando-as de poeiras e qualquer sujidade depois de lixar. Deixe as paredes secarem completamente antes de pintar.

Se vai utilizar um primário, o que é recomendado se precisar de tapar cores fortes, manchas ou bloquear odores, agora é a melhor altura para o aplicar.

Algumas marcas de tinta premium já incluem primário, portanto este passo poderá não ser necessário.

 

Vamos Pintar

 

Que tipo de tinta vai precisar? Escolher a cor é apenas o primeiro passo. Precisará também de definir o melhor brilho para a sua situação. Em caso de dúvida, este vídeodissipará todas as dúvidas.

A seguir terá que escolher entre tinta à base de óleo ou água.

A maioria dos profissionais de pintura recomenda que comece a pintura pelo teto. A partir daqui, encontrará várias recomendações, que vão desde deixar os rebordos para o final (antes das paredes), logo após ou antes do teto ser pintado.

Recomendo que pinte os rebordos em primeiro lugar, uma vez que será mais fácil pintá-los antes da parede estar preenchida, podendo espalhar tinta em excesso na parede ainda por pintar.

Defina também quais os tamanhos de pincéis mais apropriados para a sua tarefa.

Dica: despeje a tinta da lata num balde ou noutro recipiente. Isso evita a transferência de poeira e sujidade do pincel para a lata nova de tinta.

Quando os rodapés estiverem todos pintados e secos (pelo menos 24 horas), poderá retirar a fita de isolamento.

Se optou por usar um rolo de tinta nas paredes, precisará de um balde de 20 litros com uma grade de rolos ou de uma bandeja de tinta.

Se precisar de dicas adicionais, veja este vídeo da Leroy Merlin

Boas pinturas!

 

 

Fonte: kimberlybean.com

Share this article