Telefone: +351 929 261 237

Dicas para criar uma lista de manutenção da sua casa

 

Ser proprietário é uma experiência muito gratificante, mas também exige muita dedicação e trabalho. Cabe-lhe a si garantir que a sua casa seja corretamente mantida para que a sua família esteja bem.

Criar uma lista de manutenção adequada para identificar se alguma reparação precisa de ser feita pode ser complicado. Aqui estão algumas dicas sobre o que precisa fazer especificamente.

 

Lista mensal de manutenção

 

Para manter o funcionamento adequado do sistema de abastecimento de água da sua casa e de esgotos, os ralos e as torneiras devem ser limpos pelo menos uma vez por mês. O vinagre é uma solução barata para se livrar de depósitos minerais em torneiras e chuveiros.

Certifique-se de colocar água a ferver em todos os canos da sua casa, especialmente aqueles que não são usados com tanta frequência. E se algum ficar entupido, o bicarbonato de sódio é uma solução instantânea que certamente poderá ter na sua despensa.

Se tiver um congelador “no frost”, agora é a hora de verificar o tabuleiro de drenagem. E falando em eletrodomésticos, a sua máquina de lavar roupa também precisa de ter o filtro limpo – fique atento a possíveis fugas – e não se esqueça de limpar o filtro do exaustor do fogão.

 

Lista anual de manutenção

 

Apesar da manutenção mensal ser importante, nem tudo precisa ser feito com frequência. Há algumas coisas que só precisará de fazer duas vezes por ano, mas faça-as corretamente. O mais importante é dar aos seus aposentos uma limpeza adequada. Escolha dois finais de semana a cada seis meses para fazer isso e realmente limpar a fundo.

Envolver a família é uma maneira eficaz de o fazer com mais rapidez. Limpe todos os cantos e recantos da casa e não se esqueça da cave. Isso é benéfico para a integridade da sua casa, assim como para a sua saúde.

A seguir, é hora de substituir as baterias de todos os detetores. Estes aparelhos podem ser verdadeiros salva-vidas no caso de uma fuga de gás ou de um pequeno incêndio, mas se não tiver cuidado, ficarão sem pilhas e estará exposto ao perigo.

Assim, garantir que eles estão a funcionar a cada seis meses, é o mínimo que poderá fazer pela sua segurança, assim como pela da sua família. E por último faça o teste à válvula de pressão da sua caldeira de água. Isso evitará fugas causadas ​​por corrosão relacionada com o acumular de minerais.

 

Lista sazonal de manutenção

 

Primavera

 

Em essência, a primavera é a estação certa para a manutenção de quintais e jardins. Assim, certifique-se de limpar as folhas velhas e outros detritos que a chuva possa ter acumulado até março. Volte a semear relva, apare os arbustos e fertilizar os espaços verdes para acolher o calor do verão.

Limpe o escoamento de agua e a sua piscina, se tiver uma. Mas, cá fora, não é tudo o que precisa fazer – o interior da sua casa também precisa.

É o momento perfeito para agendar uma das duas verificações anuais obrigatórias do sistema de ar-condicionado, portanto, ligue para o técnico.

 

Verão

 

Apesar do verão não ser uma época de arranjos em casa, ainda há algumas coisas que precisa de tratar se quiser que a sua habitação permaneça na melhor forma possível. Por exemplo, qualquer planta que possa ter no seu jardim precisa de humidade extra no calor do verão. Assim, verifique os seus sprinklers e veja se estão a funcionar corretamente.

Quanto ao interior de sua casa, certificar-se que o sistema de ar-condicionado funciona é essencial se quiser passar por temperaturas extremas confortavelmente. Para fazer isso, limpe os filtros uma vez por mês. Para além disso, considere a instalação de alguns ventiladores de teto, caso ainda não os tenha. Estes criam uma brisa agradável que ajuda a arrefecer depois de um longo dia.

Tenha sempre uma lanterna à mão em caso de falha de energia, bem como um kit de primeiros socorros, medicamentos e água engarrafada.

 

Outono

 

Tal como a primavera, o outono é outra estação perfeita para manutenção e reparações domésticas. Desta vez, terá que se preparar para o frio do inverno. Verifique a sua caldeira e veja se tudo está a funcionar bem. Se não estiver, é hora de chamar um técnico para reparar.

Se a sua casa aquecer com vapor de água, procure um canalizador para ver a caldeira, tubagens e radiadores. Drenar um pouco de água e testar as válvulas é essencial para que não existam problemas uma vez que a estação fria estará à porta.

Por fim, solicite a assistência do limpador de chaminés para inspecionar e limpar a sua. Isso é vital se tiver um forno ou uma lareira. E, no caso da segunda opção, não se esqueça de armazenar lenha em setembro para garantir que o seu inverno seja quente e agradável.

 

Inverno

 

Na maior parte do tempo, o inverno é a hora de se deitar e se aconchegar ao lado de um aquecedor ou de uma lareira. No entanto, temperaturas extremas abaixo de zero podem ser prejudiciais para tubagens. Para evitar o congelamento, mantenha o termostato a uma temperatura constante e isole-o quando possível. Ligar a água de vez em quando também é uma boa solução.

O inverno traz muitas tempestades com ele, especialmente em áreas mais frias do globo. Isso pode levar a quedas de energia que poderão durar semanas, portanto, certifique-se de que sua casa estará pronta para resistir a estas intempéries.

 

Notas Finais

 

Dependendo da época do ano, precisará executar várias manutenções e reparações na sua casa. Algumas poderá fazer sozinho, enquanto outras necessitam de assistência profissional. A lição a tirar de tudo isto é fazê-las no momento certo, para que a sua qualidade de vida não seja afetada.

 

 

Fonte: rochesterrealestateblog.com

Share this article