Telefone: +351 929 261 237

O que é o Dia dos Namorados e como tudo começou?

O Dia dos Namorados ou o Dia de S. Valentim é comemorado todos os anos no dia 14 de fevereiro. É o dia em que as pessoas demonstram o seu carinho por outra pessoa ou pessoas enviando mensagens, flores ou chocolates com palavras de amor.

O Dia dos Namorados ou o Dia de S. Valentim é comemorado todos os anos no dia 14 de fevereiro. É o dia em que as pessoas demonstram o seu carinho por outra pessoa ou pessoas enviando mensagens, flores ou chocolates com palavras de amor.

 

Quem era S.Valentim?

 

O dia recebe o nome de um famoso santo, mas existem diversas histórias sobre quem ele era. A crença popular é que ele era um sacerdote de Roma no séc III .

O imperador Claudius II tinha banido o casamento porque achava que os homens casados eram maus soldados. Valentim achou que isso era injusto, e alterou as regras, fazendo casamentos em segredo.

Quando Claudius descobriu, Valentim foi para a cadeia e posteriormente condenado à morte. Na prisão apaixonou-se pela filha do carcereiro e, quando foi levado para ser morto no dia 14 de fevereiro, ele enviou-lhe uma carta de amor.

 

Como começou o Dia dos Namorados?

 

O Dia dos Namorados é uma tradição muito antiga, que se julga ter sido originada num festival romano, desde o ano 496.

Os romanos tinham um festival chamado Lupercalia, em Fevereiro – oficialmente o início da Primavera. Como parte das celebrações, meninos escreviam o nome de meninas num quadro e, nesse festival seriam namorado e namorada – por vezes, até casavam.

Mais tarde, a igreja quis transformar este festival numa celebração cristã e decidiu usá-lo para lembrar S. Valentim. Gradualmente, o nome de S. Valentine começou a ser usado pelas pessoas para expressarem os seus sentimentos com aqueles que amam.

 

Adaptado de bbc.co.uk

Share this article