Em Portugal, o Dia do Pai é celebrado a 19 de março. Mas nem todos os países festejam esta data no mesmo dia e da mesma forma. Conheça as tradições para este dia no resto do mundo
Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras
Estes são os países que celebram a data a 19 de março, o dia de S. José, marido de Maria, mãe de Jesus.
Alemanha
É comemorado numa data religiosa, o dia em que Jesus ressuscitou, que acontece no 40º dia após o domingo de Páscoa. Neste dia, pais e filhos saem à rua para andarem de bicicleta e fazerem piqueniques.
Argentina
Festeja-se no 3º domingo de junho. É tradição juntar a família e fazer troca de prendas.
Austrália
É festejado no 1º domingo de Setembro e também é realizada a troca de prendas.
Estados Unidos América, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul
É distinguido no 3º domingo de junho. Aliás, foi neste país que se instituiu o Dia do Pai e o 1º a ser comemorado foi em 1910. Relata a história que Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear o seu pai, que a criou a ela, e aos seus irmãos, sozinho após a morte da mulher.
Rússia
No dia 23 de fevereiro é também quando se comemora o Dia do Defensor da Pátria local. Neste dia, e como é uma data que celebra os elementos das forças armadas russas, há desfiles nas ruas.
Líbano, Egipto, Jordânia e Síria
Nestes países a data é festejada no mesmo dia em que começa o verão (21 de junho).
Estônia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia
Nos países nórdicos o dia é comemorado no 2º domingo de novembro. São oferecidas prendas aos pais através de uma espécie de caça ao tesouro, onde os filhos dão pistas aos pais para os encontrarem.
Taiwan
O Dia do Pai é celebrado a 8 de agosto, o 8º dia do oitavo mês do ano. Como em Mandarim as palavras oito e agosto são muito parecidas com “pai”, o país optou por festejar a data neste dia.
Adaptado de lifestyle.sapo.pt