Telefone: +351 929 261 237

Decisões: Como escolher entre 2 imóveis?

Às vezes, é fartura ou fome no que diz respeito à procura de casa. Dependendo do mercado, pode encontrar poucas casas adequadas ao seu orçamento.

Às vezes, é fartura ou fome no que diz respeito à procura de casa. Dependendo do mercado, pode encontrar poucas casas adequadas ao seu orçamento. Depois, existirão momentos em que você encontrará várias que parecem perfeitas. Quando isto acontece, como é que vai decidir que imóvel é o melhor?

É uma solução antiga, mas que consideramos ser bastante eficaz com os nossos clientes: a lista dos prós e contras.

Naturalmente, a lista funciona melhor para solteiros e casais – quanto mais membros de uma família existirem, mais obrigações terá que ponderar.

 

Localização

 

Uma vez que a localização é um dos factores principais na determinação do valor económico de uma casa, vamos começar por determinar o seu valor funcional.

Se tem filhos, escolher entre freguesias é um pouco mais fácil do que é para pessoas sem filhos. Uma freguesia com mais crianças para os seus filhos interagirem e a sua proximidade com escolas e parques de recreio poderá ajudar no processo de tomada de decisão.

Outros compradores poderão precisar de procurar mais. O que sabe sobre os vizinhos? Claro, que a forma como eles mantêm o exterior de sua casa vai dizer-lhe alguma coisa sobre eles, mas uma viagem através da freguesia durante diferentes fases da semana vai ajudá-lo a decidir de uma forma mais ponderada.

Dependendo de quando realiza a visita, poderá ouvir ou ver algo intolerável – um cão a ladrar ou música alta – que vai ajudá-lo a decidir sobre a casa em consideração.

Use o site municipiosefreguesias.pt ou portaldasescolas.pt para pesquisar mais elementos sobre a freguesia que pretende. Poderá não estar a pensar sobre o valor futuro agora, mas isso não diminui a sua importância. Casas perto de escolas de qualidade têm um maior valor do que aquelas perto de escolas de baixo desempenho.

Considerações adicionais sobre os locais das casas incluem:

  • Pode usar transportes públicos?
  • Qual a distância até à paragem mais próxima?
  • Existem lojas que utilizem frequentemente na proximidade?

Se você estiver preocupado com as taxas de criminalidade, contacte com PSP/GNR local e faça perguntas.

 

Comparando Casas

  

Ao comparar casas, tentar olhar para além da atraente fachada (ou falta dela). Isso inclui o design, o pavimento e a solidez da sua estrutura.

A sua principal preocupação deverá ser o seu estilo de vida, para determinar onde cada imóvel se encaixará. O número de quartos e wc´s é importante, mas o espaço de armazenamento, espaço para diversão (se for importante para si) e espaços ao ar livre?

Considere os seus planos de futuro também – incluindo se vai aumentar a família ou vai viver sozinho.

Considere as características de cada casa que não podem ser facilmente alteradas sem gastar algum dinheiro. Isso inclui o número de wc´s, armários e tamanho dos quartos.

Finalmente, não se esqueça de sua lista de prioridades, se compilou alguma. Que casa se enquadra nos pontos que definiu como essenciais?

Tente permanecer o mais racional possível durante o processo. Se se encontrar a ir atrás de uma casa específica por causa da cozinha gourmet mesmo que outra casa tenha mais para lhe oferecer, as suas emoções vão alertá-lo de volta para a primeira opção. É possível adicionar algumas características gourmet na cozinha da segunda casa?

Já se apercebeu de algo novo num filme que viu pela segunda vez? É a mesma coisa com casas. Pode ter perdido alguma coisa durante a primeira visita. Peça uma visita adicional de cada casa para o ajudar a decidir.

Naturalmente que um mercado imobiliário em rápida transformação não acomodará a sua hesitação, pelo que poderá necessitar de tomar uma decisão rápida.

Nesse caso, e se estiver realmente bloqueado, lembre-se que a sua nova habitação também é um investimento financeiro para considerar.