Telefone: +351 929 261 237

De volta à Escola!

 

De volta aos lápis, de volta aos livros. . . estamos a aproximar-nos do dia em que os nossos filhos voltam para a escola.

Isso quer dizer que está na hora de começar a preparar-se para a rotina das compras de roupas e materiais escolares, habituar-se a um novo horário para dormir e resolver os problemas de transporte.

Felizmente, temos algumas dicas para o ajudar a tornar a transição um pouco mais fácil.

 

Facilitar a todos a rotina

 

Pense nos primeiros dias das férias de verão. Se tem filhos adolescentes, sabe que eles passaram de acordar de manhã bem cedo (pelo menos para eles) para cochilar metade do dia e depois deitarem-se tarde.

Arrastá-los para a realidade do horário escolar não é fácil. Em vez disso, façam com que eles se habituem, começando o novo horário uma ou duas semanas antes do início das aulas.

Ligue o despertador para a hora eles precisam acordar para chegar à escola na hora certa e habitue-os ao ritmo de uma manhã escolar normal com pequeno almoço e tudo o que a sua família faz para se preparar para a escola logo de manhã.

 

Esteja mais atento com o Infantário

 

Lembro-me vagamente do meu primeiro dia no infantário. Lembro-me de me sentir apreensiva, mas ligeiramente curiosa.

A minha Mãe levou-me até minha sala e depois foi-se embora. Eu segui-a, e gritei a plenos pulmões, implorando para não me deixar ali.

Para algumas crianças, o primeiro dia pode ser traumático. Ajudá-los naquilo que se tornarão anos de rotina é muito importante. Muitas das suas ansiedades concentram-se no professor e nos colegas. Portanto, enfrente essa angústia de frente levando o seu filho a passar algumas horas no dia anterior ao início de aulas (alguns infantários têm esta vertente – fale com a educadora).

Assim, o seu filho pode conhecer o professor antes do início das aulas. Existe uma boa hipótese de ele ou ela conhecerem outros colegas também. Quando eles se encontrarem, durante o horário da escola, terão um mais reconhecimento um do outro, sendo mais fácil o segundo contacto.

Dicas de compras

 

Alguns especialistas em compras defendem que os pais devem comprar apenas a roupa suficiente para durar as primeiras semanas do novo ano letivo. Por quê?

Primeiro, em meados de setembro, os armazéns estão a começar a distribuir o stock.

Em segundo, demoram algumas semanas para determinar a última moda e que itens desejam adicionar ao guarda-roupa.

Já as compras de material escolar têm de ser feitas antes do início das aulas. Muitas das nossas escolas publicam uma lista de matérias a adquirir.

Leve o seu filho consigo na viagem de compras. Não só a viagem resultará em comprar o que a criança precisa e quer, mas ajuda os pequenos a criar excitação quando explica como cada item será usado na escola.

Se não puder pagar os materiais necessários, entre em contato com a assistente social da escola ou da sua área de residência.

Voltar para a escola é uma mudança difícil para pais e filhos, mas fazer um bom arranque é fundamental para o sucesso do seu rebento. Com o seu planeamento e apoio, os seus filhos vão crescer durante o ano letivo.

 

Fonte: celestehuss.com

Share this article