COMO É VIVER EM PORTUGAL?

Esta semana celebramos, a 10 de Junho, o Dia de Portugal.

É talvez por esta altura que reflito mais sobre o que representa o nosso País, o que sinto em ser portuguesa, e também sobre como é, afinal, a experiência de viver em Portugal.

Tenho feito ultimamente vários negócios com estrangeiros, essencialmente na qualidade de compradores ou arrendatários, ou seja, estrangeiros que escolheram o nosso País para viver.

Temos falado com frequência nos motivos desta escolha e é curioso que é, maioritariamente nestas conversas, nestes momentos de partilha de experiências de vida, que recordo e ganho mais consciência que, de facto, Portugal é um excelente País para viver.

Temos, claro, muito ainda a melhorar, muito para crescer, mas importa hoje ter presente as significativas mais valias deste País e, acima de tudo, assegurar que com a vontade de “evoluir” e “crescer” não vamos estragar o que já temos de tão maravilhoso.

Pensem comigo e digam-me, o que retirariam ou acrescentariam a esta “minha” lista das principais razões para viver em Portugal:

  • dias de sol praticamente durante todo o ano; Portugal tem em média mais de 300 dias de sol por ano;
  • temperaturas amenas: durante todo o ano as temperaturas dificilmente descem abaixo de 5º ou sobem acima dos 30º, o que permite usufruir da vivência no exterior praticamente todo o ano;
  • um pequeno País, mas com paisagens lindíssimas, desde uma costa banhada pelo mar com praias fabulosas, montanhas e serras apaixonantes, campos verdejantes e planícies douradas – temos de tudo neste nosso Portugal!
  • Capacidade e potencial para a prática de inúmeros desportos e atividades ao ar livre … perdoem-me porque de certeza que me vou esquecer de muitos: surf, kitesurf, vela, pesca, montanhismo, caminhadas, trails, equitação, golf, bicicleta, canoagem, …
  • uma qualidade e variedade gastronómica difícil de equiparar. A “nossa“ comida é realmente boa! Por muito que adore experimentar outras gastronomias, não há nada melhor que passear por Portugal e, em cada lugar, descobrir ou matar saudades de cada prato típico, de cada tradição. Para mim, os nossos pratos são irresistíveis e é admirável a diversidade de norte a sul, da costa para o interior, num País tão pequenino que é afinal tão grande.
  • os portugueses: para mim, uma das principais razões para viver em Portugal são de facto os portugueses – desculpem a “presunção”, mas somos, genericamente, acolhedores, simpáticos, preocupados com “o outro”, tranquilos … costumo dizer que o português está, por regra, “de bem com a vida”

Para um estrangeiro, que escolhe Portugal será ainda relevante na sua escolha:

  • um custo de vida bastante “suportável” e um sistema de saúde pública abrangente;
  • a língua inglesa é falada praticamente em todo o País;
  • temos ainda um sistema de vistos de residência bastante acessível;
  • e temos algo a que um português habitualmente não dá valor – a segurança e a liberdade – somos um País em que podemos circular sem constrangimentos de maior, onde as crianças podem brincar cá fora, onde cada um pode expressar livremente a sua opinião e ser quem e o que quiser.

Portugal é de fato um País fantástico para viver! Que saibamos valorizar e não estragar!

Está de acordo?

Fico à espera da sua opinião!

Partilhar: