Reuni há dias com um casal sénior americano que tomou a decisão de usufruir da sua reforma em Portugal. Escolheu o Porto, o Grande Porto, essencialmente pelas fabulosas referências que foi recolhendo de amigos e conhecidos.
Na nossa reunião, falamos sobre várias zonas e achei curioso quando me perguntaram: “Ouvimos falar em Matosinhos Sul. Como é viver nesta zona?”
Sim, “Matosinhos Sul” é já uma zona muito definida e particular de Matosinhos, embora inserida na grande freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira.. E percebi que é já referenciada internacionalmente como uma fabulosa zona para viver.
Chamamos Matosinhos Sul, a toda a área “colada” ao Porto junto à Circunvalação e Parque da Cidade, até ao Porto de Leixões a norte e à Avenida Dom Afonso Henriques a nascente.
Na verdade, um fabuloso retângulo que tem praticamente tudo!
Com a praia e o mar em frente a poente, várias escolas de surf, uma oferta residencial de grande qualidade, uma rede de transportes públicos generosa que inclui o Metro (há mesmo uma Estação denominada Matosinhos Sul), uma diversificada oferta de restaurantes com destaque para a tradicional e ímpar especialidade de peixe fresco, tudo o que é preciso em termos de comércio, desde diversos supermercados, mercearias, frutarias, comércio tradicional, cafés e várias lojas de vestuário e calçado de diferentes gamas e segmentos. Conta ainda com uma boa oferta de ginásios e centros de estética e bem estar, academias de dança e música e a Casa da Arquitetura que não deverá deixar de visitar.
Matosinhos sul é de facto uma zona cosmopolita, jovem e dinâmica.
E o que é mais extraordinário é que Matosinhos Sul agrega toda esta oferta numa área de pouco mais de 1 km2, ou seja, é possível usufruir de tudo isto a pé. Num delicioso passeio vai à praia, dá um mergulho no mar, pratica surf, faz a suas compras, vai aos melhores restaurantes, pratica ioga ou dança, leva os seus filhos à escola e, se mesmo assim precisar de algo mais, basta apanhar o Metro e em poucos minutos está no centro do Porto.
Conheço várias pessoas a morar em Matosinhos Sul e é de facto curioso como me dizem “faço tudo a pé!” e “aqui tenho qualidade de vida”.
Se ficou curioso aproveite estes primeiros dias de Primavera para conhecer Matosinhos Sul. Faça o seu passeio a pé e verifique todas as valências que esta zona oferece.
Se se render e decidir que é em Matosinhos Sul que quer morar, tenho lá, mesmo em frente à praia, com uma deliciosa varanda virada ao mar, um apartamento T4 à venda.
Se tiver interesse dê uma espreitadela aqui.