Como vai ocupar a sua criança nestas férias?

As férias de Natal estão à porta!

Mas este ano não teremos os ateliers de artesanato, o Circo no Coliseu, os Mercados de Natal, a pista de gelo na Praça D. João I …

Mau tempo, frio, mas acima de tudo com este confinamento … como vamos “ocupar” as nossas crianças, quando não queremos que permaneçam duas semanas em frente a ecrãs?

Deixo-vos algumas ideias e sugestões:

  • Se o tempo o permitir ( de certeza que vamos ter pelo menos um dia de sol ! …) faça uma visita aos Jardins de Serralves: são 18.000 hectares lindíssimos para descobrir e agora com o recente “Treetop Walk” – passadiço ao nível da Copa das Árvores que permite uma experiência impactante de observação e estudo da Biodiversidade do Parque de Serralves.
  • É a altura ideal para pôr a leitura em dia! Vá ao fundo do “baú” e descubra os antigos livros da Anita, as peripécias dos Cinco, as aventuras do Tintim e a alergia do tio Donald. Desafie os seus filhos a (re)descobrir as suas histórias de infância, partilhem gargalhadas e construam novas recordações.
  • Pegue no livro de receitas da avó … se não tiver o seu de certeza que terá a Tele Culinária do Chef Silva de algum Natal longínquo ou o famoso Pantagruel, … e este ano, faça os doces de Natal em casa. Na sua cozinha, em família, com muito tempo e paciência, serão sem duvida os melhores doces de Natal de sempre e os preferidos dos seus filhos!
  • Envolva os seus filhos numa acção solidária. Porque não, entre primos, amigos e colegas unirem esforços na recolha de bens para ajudar quem mais precisa? Contarão sempre com o apoio de diversas organizações a quem se poderão associar, como por exemplo a Porto Solidário (https://www.facebook.com/Porto-solidário-101324504884001/about)
  • Se o seu filho já não acredita no Pai Natal, talvez esteja na altura de começar a participar na partilha de presentes 🙂 Incentive-os a descobrir os seus dotes para artes e criatividade, criando um presente dos júniors para os adultos da família, ou implemente o presente para “o amigo secreto”
  • Façam legos, construam, imaginem! Se a vossa casa é pequena ou não adequada às exigências atuais, construa com o seu filho, em lego, a vossa casa de sonho! (Depois basta mandar-me a foto que terei todo o gosto em encontrá-la 🙂 )
  • Os ecrãs também podem ser positivos 🙂 Não percam os habituais filmes de Natal, maravilhosos, que vemos vezes sem conta sempre com o mesmo entusiasmo. Se possivel, vejam em conjunto: será assunto animado para vários jantares, tema de vários desenhos e motivo para recordar, nas próximas férias de Natal!

Tem mais sugestões? … ADORAVA saber como vai ocupar as suas crianças estas férias. Obrigada por partilhar!