COMO DEFINIR O PREÇO DE VENDA DE UM IMÓVEL?

Em situações em que não há uma significativa urgência na venda, é muitas vezes adotada pelos proprietários a estratégia de colocação do seu imóvel à venda, por um valor acima do valor médio de mercado, com a expetativa e intenção de “testar” o mercado.

A estratégia passa por perceber como reage o mercado a um preço elevado, num cenário de grande procura, com a intenção de vir a ajustar o mesmo no futuro, caso não surja entretanto comprador interessado.

Numa conjuntura em que a tendência é de crescimento dos preços, como nos últimos anos, esta estratégia não traz risco de maior, adiando apenas o momento da venda. Com a subida de preços, em algum tempo (mais ou menos consoante o desfasamento do preço e o ritmo de crescimento do mercado), o mercado aproximar-se-á do valor de venda e, reduzindo o gap entre o preço de venda e de mercado, a venda é potenciada.

Mas, na atual conjuntura, em que a tendência de mercado é de estagnação/descida de preço esta estratégia não é de todo adequada.

Mais do que nunca, o proprietário deve definir o preço de venda do seu imóvel, ajustado ao valor de mercado ou até ligeiramente inferior ao valor de mercado, de modo a conseguir o melhor preço pelo seu imóvel.

Num cenário em que se perspetiva que os preços nos próximos meses desçam, mesmo que ligeiramente, colocar um imóvel à venda acima do valor de mercado inviabiliza totalmente a sua venda. Além disso, quando daqui a alguns meses o proprietário ponderar o ajustamento de preço, terá de fixar um valor inferior ao que obteria no momento em que o colocou no mercado.

Hoje, é essencial uma análise de mercado detalhada e profissional de forma a colocar um imóvel à venda no preço certo: que potencie a venda célere e ao melhor preço.

Se é proprietário e pretende vender um imóvel, aconselho vivamente o recurso a um consultor imobiliário experiente e especializado na zona do seu imóvel, que o ajude a definir a estratégia mais benéfica para si.

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