Mês em que se inicia mais um ano lectivo e em que, finalmente, os novos candidatos ao ensino superior, ficam a saber se realmente entraram na faculdade.
Pelo Porto, já imensos estudantes e os respetivos pais, procuram um alojamento para a tão esperada nova etapa de ensino superior.
E, tal como em todos os anos anteriores, o alojamento para estudantes é escasso, as residências universitárias não dão resposta à procura, e, por isso, a pouca oferta de quartos e apartamentos disponíveis para arrendamento, atinge muitas vezes valores de renda difíceis de suportar.
Permitam-me algumas recomendações para quem procura alojamento para estudar no Porto:
- perguntem e percebam, em cada oferta, o que está incluido no valor da renda: água, eletricidade, gás, TV, internet, condomínio; só assim será viável uma análise comparativa.
- se se tratar de um quarto, avaliem quais as áreas privadas e quais as áreas partilhadas e como funciona a utilização das áreas comuns.
- definam detalhadamente as condições do contrato de arrendamento: prazo, forma de pagamento, fiador, condições de revogação, caução.
- na seleção do alojamento, para além das condições de habitabilidade do mesmo e do valor da renda, prestem uma atenção privilegiada à localização: a disponibilidade de transportes próximos, a proximidade da faculdade, a existência de comércio e serviços na área, serão determinantes para uma estadia positiva e que não venha a acarretar custos acrescidos e horas “perdidas” em deslocações.
- se dispuserem de algum capital, suficiente para a entrada e custos de aquisição de um imóvel, considerem a compra. Poderá ser um excelente investimento, rentabilizado a partir do primeiro momento se partilhado com outros estudantes, e será, sem dúvida, pela procura garantida no futuro, um imóvel alvo de valorização.
O Porto é uma cidade fabulosa, onde tenho a certeza que irão adorar estudar e viver nestes próximos 3 a 5 anos, por isso, escolham bem onde se irão alojar!
Um bom ano!