Telefone: +351 929 261 237

As coisas mais irritantes para quem quer vender um imóvel

Sem dúvida, há pessoas no mundo que não têm um horário definido e essas mesmas pessoas esperam que as outras pessoas façam o mesmo. Ao vender uma casa, há momentos em que poderá receber um telefonema de um comprador que gostaria de ver sua casa daqui a uma hora.

As coisas mais irritantes para quem quer vender um imóvel

 

Pode ter que mostrar a casa no último minuto

 

Sem dúvida, há pessoas no mundo que não têm um horário definido e essas mesmas pessoas esperam que as outras pessoas façam o mesmo. Ao vender uma casa, há momentos em que poderá receber um telefonema de um comprador que gostaria de ver sua casa daqui a uma hora.

Imediatamente, o seu sangue começa a ferver, e seu nível de stress aumenta.

Idealmente, seria notificado um ou dois dias antes de alguém vir a sua casa. Mas haverão momentos em que receberá um telefonema e o comprador quer entrar agora. As visitas inesperadas podem ser irritantes, mas lembre-se que o comprador irritante pode acabar por comprar a sua casa.

Às vezes, o comprador simplesmente não consegue evitar. Talvez estejam a mudar de área de residência, tenham olhado para outras casas e nada se pareça ajustar. Encontram a sua casa e pensam que poderia ser esta a tal.

 

Compradores não aparecem à visita

 

Trabalha intensamente para fazer a limpeza em casa, as coisas do miúdo guardadas e o cão preso por causa da visita agendada. Tcharaam! Descobriu que o comprador não apareceu nem teve a decência de avisar o seu agente imobiliário. Lamentavelmente isto acontece no sector imobiliário.

Pode acontecer num ou em dois agendamentos e tudo cai por terra. As pessoas nem sempre fazem o que dizem que farão. Algumas coisas, por vezes, surgem do nada, como emergências ou outras situações inesperadas. Seja qual for o motivo, existe a possibilidade de esperar que um comprador venha e ele não apareça!

Embora possa ser irritante e inconveniente, é melhor tentar não deixar que isso o afecte. Pode pedir ao seu agente imobiliário que contacte o comprador para verificar se ainda está interessado na visita o que é uma ótima maneira de mencionar que esteve à espera.

Não fique com raiva do seu agente imobiliário, não depende totalmente dele!

Nunca se esqueça que uma visita desperdiçada é uma oportunidade perdida.

 

Deixar as luzes ligadas e a porta destrancada

 

Faz a sua parte e certifica-se que não está em casa quando é realizada a visita à sua casa. Com esperança que o potencial comprador tenha gostado do que viu, chega a casa e apercebe-se que todas as luzes da casa estão ligadas e as portas estão destrancadas. Nada bom, mas, infelizmente, não é incomum.

Não precisa de aceitar este tipo de comportamento. Pode deixar instruções ao agente que venha para garantir que todas as luzes estejam desligadas e as portas fechadas. Pode ser útil colocar sinais também, assim como um lembrete extra.

Tenha em mente que as barreiras para trabalhar no setor imobiliário são poucas. Alguns agentes imobiliários têm falta de bom senso ou mesmo pior consideração para fazer o que é certo.

Alguém que deixa a sua porta destrancada nunca é aceitável. Certifique-se que o seu agente imobiliário fala com o agente do comprador, para que nunca tal aconteça.

 

Descubra danos na sua casa ou, pior ainda, falta alguma coisa.

 

Com estranhos vagueando pela sua casa, existe a possibilidade de que algo possa ser danificado. De vez em quando, os vendedores locais descobrirão que algo não funciona como deveria, ou que algo está partido ou sujo. Por exemplo, as pessoas podem bater em algo frágil e derrubar.

Se está preocupado com o facto de algo ter sido danificado, pode perguntar ao agente do comprador sobre o que aconteceu.

O que é muito pior é roubo de uma casa aberta. Não discutir os riscos associados a ter uma casa aberta é algo que muitos agentes fazem. Não explicar as desvantagens é algo que nunca deveria acontecer, mas ocorre.

As visitas agendadas são muito menos arriscadas para um vendedor, pois há apenas uma visita que um agente consegue ter sob controlo. Com uma casa aberta, é possível que várias pessoas possam ver a casa de uma só vez. Isso aumenta o risco dramaticamente de que algo pode ser roubado da casa.

 

Os compradores podem tocar ou mexer nas suas coisas.

 

Mesmo que nada seja partido, deverá existir alguma reorganização se tiver compradores suficientes para ver sua casa. As pessoas vão mudar as coisas para ver a casa com mais clareza, para chegar a certas áreas da casa e talvez até acidentalmente. Eles não são os donos da casa, logo não se lembrarão como estavam as coisas. Espere encontrar algumas alterações e tente não ficar perturbado. Enquanto nada for roubado ou danificado, a interrupção vale a pena para alcançar o seu objetivo.

Ocasionalmente, um comprador poderá levar um dos seus filhos. Fazendo isso, é claro, que aumenta as hipóteses de que algo na casa seja alterado, especialmente se também tem filhos e eles veem algo interessante.

Não pode deixar os animais de estimação em casa

 

Com a exceção de um aquário ou de um gato que está sempre a esconder-se debaixo da cama, deverá levar os seus animais de estimação para fora de casa quando os compradores fazem uma visita. Os animais de estimação são muito perturbadores, especialmente cães. Os compradores podem não gostar de animais, podem ter medo de cães ou podem ficar irritados com o latido constante do seu cão.

Vender e mudar-se com animais de estimação pode ser um verdadeiro contratempo. Se tiver um plano delineado, as coisas realizar-se-ão com mais suavidade.

O feedback sobre a sua casa é insultuoso

 

A sua casa é o seu orgulho e alegria. No entanto, alguém lhe diz que a sua cozinha é horrível, que a casa cheirava a cão e que os tapetes precisam de ser mudados. Sim, o feedback pode ser útil, mas às vezes pode-o fazer querer gritar. Como pode ser que um agente imobiliário seja tão insensível por escrever estas coisas que está a pensar para si mesmo?!

Não se esqueça que a tendência dos feedbacks se inclina para o negativo. Aqueles que estão interessados e gostaram da sua casa farão uma oferta. Aqueles que não estão interessados vão dizer a razão pela qual não farão qualquer oferta. Não se preocupe com os comentários, mas também não os ignore! Vão haver momentos em que um agente ou comprador será brutalmente honesto. Poderá não gostar do que ouvir, mas também poderá ajudá-lo a vender a sua casa.

 

A visita à casa foi feita e o comprador espera perfeição

 

Há poucas casas que não têm, pelo menos, alguns problemas menores. Faça figas para não se deparar com um comprador que tem expectativas completamente irreais sobre o propósito de uma visita a uma casa. A mesma também servirá para o comprador descobrir se há defeitos estruturais ou mecânicos sérios.

Saberá que tipo de comprador terá quando lhe pedem para reparar coisas que estão abaixo de € 100,00 ou que possam ver claramente antes de fazer a sua oferta. Isso, por definição, é um comprador irreal e, certamente, uma das coisas mais irritantes com que um vendedor irá lidar.

 

Embalar as suas coisas para a mudança

 

É ótimo descobrir que alguém vai comprar a sua casa, mas terá que fazer muitas coisas depois de receber as boas notícias. Embalar todas as suas coisas geralmente é mais trabalho do que a maioria das pessoas espera. Descobre que acumulou muito mais do que costumava ter, e tudo isso deve ser encaixotado, protegido e preparado para a mudança.

Pode contratar pessoas para o fazer, ou fazê-lo sozinho. Lembre-se de verificar tudo e doar, deitar fora ou vender o que não precisa. Quanto menos coisas tiver que levar, mais barata e menos demorada será a mudança.

 

A Mudança

 

Depois de embalar tudo, temos a mudança, o que muitas vezes é menos divertido do que encaixotar. Transportar todas as suas coisas para a nova casa, arrastar caixas pesadas, caminhar de um lado para o outro mil vezes, puxando pelos músculos… as desvantagens de uma mudança são grandes.

Mesmo que contrate pessoas para a mudança, terá muito trabalho a fazer. E terá que fazer tudo, excepto conduzir duas vezes, porque terá que mover tudo para fora, e depois tudo para dentro do novo lar. Felizmente, estará a comprar um novo espaço, o que significa que poderá ficar lá o resto da sua vida se quiser.

Às vezes, vender uma casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça! Se se mantiver otimista, conseguirá superar isto. Lembre-se que o agente que contratou estará a trabalhar consigo.

Haverão momentos em que outras pessoas farão com que ele não pareça tão eficaz. No entanto, deverá apoiá-lo e não colocar entraves ao seu trabalho.

O mais importante é que não deixe que estas irritações o afetem!

 

Adaptado de maxrealestateexposure.com