Telefone: (+351) 929 261 237

Alojamento e o novo Ano Lectivo

Estamos em início de Setembro.

Altura em que os estudantes começam o ano lectivo e as universidades dão a conhecer as tão esperadas “colocações”.

No Porto, e com certeza em várias outras zonas do país, assistimos a uma corrida desenfreada de estudantes e respetivos pais, a soluções de alojamento.

As aulas começam dentro de dias e é preciso encontrar, com urgência, um espaço, quarto, apartamento, estúdio, para ficar.

Preferencialmente próximo da faculdade, próximo do metro, numa zona segura, equipado e mobiliado, com wi-fi e pelo menor valor possivel.

É uma procura difícil, muito difícil, porque infelizmente, a oferta fica ainda muito aquém da procura.

Alojamento para estudantes, no Porto, precisa-se!

Estes são algumas das conclusões e números de um estudo já de 2019, que salienta a construção vocacionada para o alojamento de estudantes, como uma tendência com interesse significativo e crescente no Porto:

  • O Porto tem cerca de 58.200 estudantes, dos que 18.000 são estudantes portugueses fora da sua cidade natal e 7.400 são estudantes internacionais.
  • Tendo em conta a nova realidade, o mercado da PBSA (Purpose Built Student Accommodation) está a emergir a fim de enfrentar a nova procura.
  • Atualmente, o principal operador no arrendamento de quartos para estudantes no Porto é a UNIPLACES, seguido da habitação universitária e religiosa, mas temos já vários operadores privados com dimensões significativas.

Os valores médios mensais de renda por quarto são os seguintes:

  • A taxa de ocupação PBSA atinge quase 100%.
  • Atualmente, estima-se uma falta de cerca de 10.000 camas com padrões de qualidade europeus. Desta forma, alguns investidores internacionais têm procurado o mercado do Porto PBSA com interesse.
  • Contrariamente a Lisboa, ainda é possível comprar terrenos ou edifícios para desenvolver ou reformar no centro do Porto ou perto de universidades a preços acessíveis, mas esperamos que esta janela de oportunidade se feche no futuro próximo com o aumento da procura imobiliária.

Resta-nos trabalhar para que cada vez o processo de procura de alojamento pelos estudantes seja mais fácil e desejar a todos os que agora começam o seu percurso universitário, o maior sucesso!

Entretanto, aproveitem e desfrutem desta magnífica cidade do Porto!

Share this article