Não gosto de estereótipos nem de generalizações. Cada pessoa é única e terá naturalmente os seus gostos, preferências e requisitos próprios na escolha de uma casa.
Mas nestes vários anos dedicados à mediação imobiliária percebi que há de facto características que, habitualmente as mulheres valorizam de forma diferente, ou atribuem diferentes graus de importância, na escolha de uma casa.
Falo de …
Cozinha, a divisão preferida
Diria que qualquer pessoa gosta de uma boa cozinha. De qualquer forma, as mulheres tendem a ser atraídas por cozinhas espaçosas, com muita luz natural, com uma bancada generosa e com uma planta bem estruturada. Na verdade, hoje mais do que nunca, a cozinha é o centro social e familiar de qualquer casa.
Quarto com boas áreas
Para as mulheres, o quarto é mais que um apenas o espaço para dormir. É um refugio privado e reservado ao descanso e ao relaxamento a qualquer altura do dia. Por isso, não é surpresa que habitualmente valorizem quartos com boas áreas, idealmente com um closet, e casa de banho suite.
Arrumação, Arrumação, Arrumação
Em regra, as mulheres dão muita importância às questões funcionais da casa. É muito relevante se a casa tem armários embutidos e arrumação suficiente. É muito valorizada a existência de despensa e arrumos.
Uma boa vizinhança
A proximidade a escolas, ginásios ou supermercados, bem como a familiares e amigos, tende a ser bastante valorizada pelas mulheres.
Segurança
É um fator essencial para as mulheres. Uma envolvente segura e familiar assume uma maior importância e é requisito obrigatório para que a mulher se sinta “em casa”.
E a si, que é mulher e que me está a ler, deixo a pergunta:
Que outros fatores são para si realmente essenciais na sua casa?
Grata pelo seu comentário e partilha!