Telefone: +351 929 261 237

9 perguntas a fazer a si mesmo antes de comprar a primeira casa

 

Tornar-se proprietário significa assumir novas responsabilidades e compromissos, ou seja, comprar a sua primeira casa é muito importante!

Antes de comprar a sua primeira casa, precisa de fazer algumas perguntas “profundas””. Muitas das perguntas que deve fazer a si podem ser difíceis de responder e podem fazer com que se sinta desconfortável. No entanto, as respostas a essas perguntas aumentarão muito as hipóteses de comprar a sua primeira casa.

Porque é que eu quero comprar a minha primeira casa?

Existem muitas razões pelas quais as pessoas decidem comprar a sua primeira casa. Há vários benefícios, alguns dos mais populares são o orgulho de ser proprietário ou porque comprar uma casa é um bom investimento.

Independentemente do motivo, é importante entender exatamente porque é que deseja adquirir a sua primeira casa.

Se está indeciso entre comprar ou alugar uma casa, fazer a pergunta porque quer comprar uma casa pela primeira vez poderá trazer alguma lucidez.

 

Eu tenho dinheiro reservado para a compra da casa?

Na maioria dos casos, comprar uma casa custará algum dinheiro. Existem muitos custos no processo de compra, incluindo o sinal, impostos, seguros e os custos de avaliação do banco.

Devido aos custos associados à compra de uma casa, deve questionar-se se tem dinheiro economizado. Não significa necessariamente que precisará ter dezenas de milhares de euros, que é um dos mitos mais comuns das hipotecas, mas provavelmente precisará ter algum dinheiro disponível para as despesas associadas.

Se não tem a certeza de quanto precisará para a compra, faça simulações bancárias. Isso vai ajudá-lo a perceber exatamente quanto dinheiro pode precisar, o que pode ajudar muito a determinar se estará em condições de comprar uma casa pela primeira vez.

Posso ser aprovado para um crédito bancário?

Um dos primeiros passos para comprar uma casa é obter aprovação para o crédito bancário.

Porquê?

Bem, não faz sentido comprar um novo Mercedes se não puder pagar um carro de 80.000 euros, correto? É a mesma teoria para comprar uma casa.

Se não tiver aprovação bancária para o crédito, não faz sentido procurar casa. Não será apenas um desperdício do seu tempo valioso, mas também uma perda de tempo para as casas dos vendedores, bem como para o tempo de um agente imobiliário.

Há muitas razões pelas quais os agentes imobiliários solicitam uma pré-aprovação de crédito antes de mostrar a casa a um comprador, e esse é o mais frequente. Ao

Se não conseguir aprovação de crédito bancário para comprar casa, precisará entender o motivo. Há muitas razões pelas quais um potencial comprador não tem acesso a crédito, incluindo baixa pontuação de crédito, falências, pagamentos em atraso ou histórico de emprego instável.

Se a desaprovação de crédito for o motivo pelo qual não pode comprar casa, não desista já. Há muitas maneiras de melhorar a pontuação de crédito, a fim de comprar uma casa no futuro, mas isso levará algum tempo e esforço.

Onde quero comprar a minha primeira casa?

Mesmo que esta seja a primeira casa que compra, provavelmente já ouviu falar em “localização” quando se trata de imóveis. Uma questão muito importante para se perguntar antes de comprar uma casa pela primeira vez é onde é que quer comprar!

Escolher o local certo para comprar uma casa nunca deve ser uma decisão tomada de ânimo leve. Perguntar-se onde quer comprar uma casa pode ajudá-lo a determinar se realmente pode viver onde decidiu.

Por exemplo, se estiver interessado em comprar uma casa onde o preço médio é de € 250.000, mas só tem crédito aprovado para € 150.000, considere esperar até conseguir comprar uma casa na área que pretende.

Eu conheço o processo de comprar a primeira casa?

Fase de pesquisa, aprovação do vendedor, sinal em dinheiro, avaliações bancárias, hipotecas … Estas são algumas das etapas que encontrará ao longo do processo de compra da sua primeira casa.

É extremamente importante que entenda o processo de comprar de uma casa antes de se envolver. Se não faz a mínima ideia, conversar com um agente imobiliário experiente é uma ótima forma de se informar sobre o processo.

Estou pronto para ser proprietário?

Tal como foi mencionado acima, existem alguns benefícios surpreendentes para possuir uma casa. Embora haja muitos benefícios, também há responsabilidades e é por isso que é importante que se pergunte se está pronto para ser proprietário.

Responsabilidades como manutenção geral e reparações inesperadas são coisas que deve ter em mente. Está pronto para isso?

Um dos maiores erros cometidos é que negligenciam as responsabilidades e custos de ser um proprietário. Isso muitas vezes leva a que se arrependam da decisão de comprar a sua primeira casa, porque preferem gastar o dinheiro em férias de luxo ou ir ao bar local todas as noites.

Comprar a sua primeira casa não significa necessariamente que vai comer só sopa todos os dias. No entanto, haverá novas responsabilidades e custos que enfrentará ao ter uma casa.

 

Onde estarei daqui a 5 anos?

Sim, eu entendo que não existe uma bola de cristal que possa dizer onde estará daqui a 5 anos. Mas antes de comprar a sua primeira casa, precisa perceber onde estará daqui a 5 anos.

Se está a ponderar comprar a sua primeira casa e está a imaginar mudar-se para outra cidade nos próximos dois anos, convém reconsiderar a compra de uma casa agora.

É uma ótima ideia saber onde estará nos próximos anos, principalmente porque, se tiver que vender a casa dentro de um ano, terá pouco lucro na venda, caso consiga. Isso pode resultar em que precise pagar os custos de vender a casa, que poderá não ser possível, dependendo da sua situação financeira.

Posso comprar uma casa?

Como dissemos acima, possuir uma casa tem custos e responsabilidades adicionais. Há uma diferença entre os custos de comprar uma casa e os custos de possuir uma casa.

Muitos compradores esquecem-se de considerar os custos de possuir uma casa, como contas de serviços públicos, TV cabo e internet. Esses compradores criam um orçamento considerando apenas a prestação bancária mensal, o que pode ser um grande erro.

Não considerar os custos de possuir uma casa é uma das razões mais comuns para o arrependimento.

Conheço algum grande agente imobiliário?

Por último, antes de comprar a sua primeira casa, precisa de se perguntar se conhece algum agente imobiliário! Existem muitas razões para contratar um agente imobiliário ao comprar uma casa, sendo que uma das mais importantes é que o ajudarão no processo de compra.

Frequentemente, os potenciais compradores consideram o processo de escolher um agente como algo sem importância. Isso geralmente resulta em frustração, confusão, stress e, às vezes, numa experiência de compra sem sucesso.

Se não conhece grandes agentes imobiliários, isso não significa que não deva comprar a sua primeira casa. Se se informar sobre como entrevistar agentes imobiliários ao comprar uma casa, aumentará muito as hipóteses de contratar um agente eficiente.

Existem vários sites e recursos disponíveis que podem ajudá-lo a pesquisar agentes locais.

Se achar que um agente não tem muitos comentários, precisará pesquisar mais, pois, na maioria dos casos, um cliente satisfeito é mais do que feliz em fornecer uma revisão sobre a sua experiência de compra ou venda.

Fonte: rochesterrealestateblog.com

Share this article