À procura de casa ou apartamento para arrendar?
Todos sabemos que o processo de arrendar uma casa é moroso e “stressante”.
Há poucos imóveis disponíveis, as rendas estão elevadas e as garantias exigidas pelos senhorios são cada vez mais.
Mas importa realmente perceber o porquê da exigência e do cuidado do senhorio na seleção do inquilino:
- Muitos senhorios já tiveram que lidar com situações de incumprimento de contratos e ocupações indevidas;
- têm também, habitualmente, um “carinho” especial pelo imóvel pelo que algum receio pela sua manutenção e conservação por alguém que lhes é estranho;
- dada a instabilidade económica e financeira, há sempre alguma desconfiança sobre a segurança dos rendimentos auferidos pelo seu futuro inquilino.
Entretanto, e para 2023, não vai ser possivel liquidar mais que duas rendas mensais adiantadas, pelo que esta alternativa, maioritariamente sugerida por inquilinos sem possibilidade de apresentar garantias “tradicionais” já não será viável.
Vão assim ganhar força as garantias habitualmente exigidas pelo senhorio, pelo que, antes de iniciar a sua pesquisa por um imóvel para arrendar, será importante assegurar que reune as condições ótimas para ser o inquilino selecionado.
O que é importante para o senhorio, para lhe transmitir segurança no arrendamento, e que será detalhadamente avaliado na sua proposta de arrendamento?
- Período do contrato de arrendamento – salvo raras excepções o senhorio privilegia contratos de longa duração pelo que, quanto mais tempo pretender ficar no imóvel, maior será a sua possibilidade de “ficar” com a casa.
- Emprego estável – é uma das garantias para o senhorio que o inquilino terá capacidade, ao longo do contrato de cumprir o pagamento da renda. Assim, deverá assegurar comprovativo de que se encontra a trabalhar e qual o regime do contrato de trabalho. Naturalmente que um regime de contrato sem termo e um contrato de trabalho por conta de outrem estabelecido com uma empresa estável e “saudável” financeiramente serão valorizados.
- Taxa de esforço – O valor da renda a pagar não deverá exceder 35% do seu rendimento líquido mensal, de modo a garantir que terá capacidade para o seu pagamento continuado. Para comprovar que tem capacidade financeira para suportar a renda, deverá apresentar ao senhorio a sua ultima declaração de IRS e os 3 últimos recibos de vencimento. Caso não lhe seja possível apresentar as garantias acima, ou porque está em fase de mudança de emprego ou porque a sua taxa de esforço ultrapassa os 35% terá que obrigatoriamente considerar uma das opções adicionais abaixo:
- Fiador , responsável solidariamente pelo pagamento das rendas, deverá comprovar a situação de emprego estável e capacidade financeira para o pagamento da renda. Note que, mesmo com as condições acima indicadas cumpridas na integra, muitas vezes o senhorio pede a garantia adicional do fiador e, em caso de concorrência de propostas, será certamente fator diferenciador.
- Garantia bancária: garantia dada pelo banco e que pode suportar aproximadamente 6 rendas;
- Seguro de rendas : semelhante à garantia bancárias mas mais limitado em termos de condições. A maioria das apólices apenas permite o pagamento do capital seguro:
- em caso de incapacidade temporária absoluta;
- desemprego involuntário (aplicável apenas a trabalhadores por conta de outrem);
- ou hospitalização (apenas aplicável a trabalhadores por conta própria) da pessoa segura.
- Adicionalmente, e no sentido de diferenciar e distinguir a sua proposta deverá também apresentar o seu histórico de arrendamentos, referindo alguns contatos de anteriores proprietários, transmitido assim segurança ao seu futuro senhorio, e possibilidade para validar o seu histórico como inquilino.
- “carta de apresentação” – um pequeno texto onde , de forma pessoal, faça a sua apresentação e enquadramento económico e familiar, apresentando também as motivações para o arrendamento daquele imóvel. É importante para o senhorio perceber o quão motivado está para o arrendamento e se o seu perfil se enquadra no espírito e ambiente do prédio ou zona.
E agora sim, depois de assegurar a capacidade de apresentar os elementos acima, avance com a visita ao imóvel, garantindo que chega a horas à visita.
Faça todas as perguntas que considerar relevantes sobre o imóvel, sobre o prédio, sobre a zona, sobre as condições contratuais, de modo a avançar de imediato com a sua proposta, caso o imóvel seja “o tal”!