Há dias tive oportunidade de ler o relatório com os resultados do inquérito que a UCI levou a cabo, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, sobre o processo de compra de casa.
O estudo versou sobre a parte mais comportamental do processo de compra de casa, na perspetiva do consumidor, numa análise a quem comprou casa nos últimos 3 anos.
E tem de fato conclusões bastante interessantes que vão para além dos habituais dados estatísticos e análises médias sobre preços e crédito.
Permitam-me partilhar convosco alguns resultados que considerei curiosos:
- Os três principais motivos que levaram à compra de casa são:
- Aumento do agregado familiar;
- Preferência por outro bairro ou localidade;
- Mudança de estilo de vida.
- 47% das pessoas recorre a agências imobiliárias para a pesquisa da sua nova casa;
- 42% das pessoas demoraram menos de 6 meses a encontrar a sua nova casa, e 23,9% levou mais de 1 ano;
- As 3 características mais valorizadas na localização escolhida são:
- Áreas Verdes (51,8%);
- Proximidade de comércio (31,9%);
- Proximidade de serviços (30,3%).
- Os 3 critérios mais importantes na escolha da nova casa são:
- Localização;
- Preço;
- Área.
- 41% dos inquiridos disseram que as mudanças foram “muito fáceis e rápidas” e apenas 9,8% consideraram a experiência negativa.
- À pergunta “O que foi mais difícil no seu processo de mudança?” , a maioria (33%) respondeu: “voltar a desempacotar tudo e arrumar na nova casa”.
Obrigada UCI pelo estudo e conclusões interessantes!