Já a meio de Outubro, chegamos aquele momento do ano em que os calções, biquinis e vestidos de alças têm que dar lugar às camisolas mais quentes e casacos.
Confesso que adio este momento até ao limite, mas a temperatura dos últimos dias, a chuva e as noites frias, obrigam-me a trazer este ponto para topo da lista de tarefas.
Independentemente do espaço de arrumação de cada um, esta altura exige sempre algum trabalho de organização, e muita, muita motivação.
(Sim, porque o contrário – ir buscar o biquini e a roupa de Verão – é bem mais fácil! )
Enfim, depois de várias leituras sobre organização (confesso que sou fã e admiradora incondicional da Marie Kondo) é hora de ganhar coragem e motivação, e fazer a mudança da roupa de Verão para a de Inverno. É também o momento ideal para fazer uma revisão à roupa e itens que já não usamos, reciclar e renovar.
Hoje partilho convosco algumas das orientações que fui recolhendo e que (pelo menos tentei) seguir à risca:
1) O que não é usado deve ser reciclado, doado ou deitado fora!
Este é o momento ideal para nos desfazermos daquelas peças que já não usamos há várias estações e avaliar o que podemos vender e o que devemos doar. Valerá mesmo a pena continuar a guardar aquele casaco que foi uma excelente compra, mas só usou no inverno de 2018?
2) Para facilitar, retire tudo do armário e comece a separar a roupa por categorias como “guardar, doar, arranjar, lavar”, não esquecendo o calçado, carteiras e acessórios.
3) Lave tudo o que for para guardar. Esta é talvez a tarefa mais demorada, mas que não podemos evitar. Antes de começar a organizar o seu armário, deverá selecionar todas as roupas que precisam de ser lavadas para guardar, e as que estão guardadas mas precisam de ficar prontas para ser usadas a qualquer momento, até para tirar aquele cheiro a “guardado”. Tenha em atenção as peças mais caras ou de materiais que exigem um tratamento profissional numa lavandaria. No caso de ter pequenos arranjos para fazer (botões para coser, bainhas para fazer), aproveite também esta altura para deixar tudo em ordem.
4) Adapte o espaço que tem disponível e encontre a organização que funciona para si.
As peças que vai usar esta estação devem ser organizadas nas prateleiras mais acessíveis e visíveis.
Nas prateleiras mais altas, deve colocar caixas de pano (ou outras) para guardar aquilo que não vai usar mais nos próximos meses (se tiverem uma janela frontal que permita ver o que está lá dentro, melhor ainda).
Toda a roupa que for para guardar para o ano seguinte pode até ser colocada em caixas noutro local, se tiver falta de espaço. Os sacos a vácuo são uma excelente opção.
Tenha especial atenção à forma como vai guardar as peças da próxima estação: não misture roupas muito claras e escuras, pois existe o risco de mancharem. No caso de guardar as suas roupas na garagem ou arrecadação, certifique-se que ficam acondicionadas em embalagens hermeticamente fechadas e protegidas da humidade.
Os tecidos mais leves e finos devem ser pendurados para que não fiquem amassados tão facilmente e as malhas podem ser dobradas e guardadas nas gavetas.
A roupa que vai usar deve ser organizada e/ou pendurada por categoria. Portanto, camisas com camisas, saias com saias, calças com calças. Simples 🙂
5) Mantenha sempre tudo no lugar!
Agora basta manter tudo organizado e no lugar que definiu para cada peça.
Pequenos hábitos que podem ajudar:
- Usou, lavou, guardou no mesmo lugar;
- Guarde apenas as peças que realmente usa, pratique o desapego ao máximo;
- Deixe o maior número de peças visíveis para facilitar na hora de escolher e para que não tenha de remexer tudo à procura de uma peça em específico.
Idealmente, e de modo a tornar este processo o mais agradável possível, reserve uma tarde para fazer este processo de troca e inclua a família nesta tarefa para que todos fiquem a saber como estão organizados os armários e como podem mantê-los organizados.
Uma boa arrumação e até à próxima Primavera 🙂