5 DICAS PARA CREDITO HABITAÇÃO

Vai pedir financiamento bancário para comprar casa?

Deixo-lhe 5 conselhos a ter em conta antes de iniciar o processo.

No momento de pedir um crédito habitação, é importante ter em conta uma série de factores que vão ajudar a obter a aprovação do financiamento, bem como facilitar o processo para selecionar o crédito que melhor se adapta às suas necessidades.

Antes de iniciar o processo, é importante ter presente os requisitos que devem ser cumpridos: ter poupanças, estabilidade no emprego e conhecer as ofertas do mercado.

Para o ajudar nesta missão – que pode ser complexa – resumi os aspetos mais determinantes para conseguir obter o crédito habitação que precisa.

1. Cumprir os requisitos para se candidatar a um crédito habitação

Há que saber os requisitos que o banco vai solicitar. Ou seja, uma instituição não dará financiamento a qualquer pessoa que o peça. Para isso estudará o perfil específico de cada pessoa e, dependendo das suas características, aprovará ou rejeitará o crédito. Assim, antes de solicitar um empréstimo, é preciso certificar-se que cumpre os requisitos que o banco exige para o crédito hipotecário que tem em mente.

2. Ter poupanças entre 15%-20% do preço de compra da casa que deseja adquirir

Outra dica para solicitar um crédito habitação que não pode ser ignorada é a poupança acumulada que necessita para a entrada. O dinheiro que o banco empresta não chega a 100% do preço da casa. Além disso, há que ter em consideração que existem outras despesas associadas à compra de uma casa, como os impostos e algumas comissões associadas ao próprio empréstimo. Portanto, antes de pedir um empréstimo, é aconselhável constituir uma poupança de, aproximadamente, 15% a 20% do preço total da casa que quer comprar.

3. Ter uma situação económica e de emprego estável

Não é apenas o banco que o vai exigir, é também um aspeto que devemos ter em conta para a nossa segurança. Um crédito habitação vai constituir uma despesa fixa muito importante, ao longo de vários anos.

Portanto, uma das recomendações que devemos ter em conta para avançar é se estamos numa situação económica e de emprego estável o suficiente para assumir essa responsabilidade, sem cair em incumprimento.

Se a sua situação económica e laboral for irregular, ou se o seu rendimento mensal for muito “apertado”, talvez seja melhor adiar o pedido do financiamento para outro momento.

4. Comparar as ofertas do mercado para encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil

Outra dica que devemos levar em consideração é comparar as ofertas, mesmo entre bancos diferentes. Porquê? Porque existem muitas diferenças entre um produto hipotecário e outro. Dentro de um mesmo banco, existem produtos diferentes que mais ou menos se enquadram em cada perfil. Mas, ao comparar entre bancos diferentes, a oferta será ainda maior. Desta forma, poderá encontrar o empréstimo para a compra de casa que melhor se adapta ao seu perfil e que lhe permite poupar no pagamento de juros. Para o ajudar nesta comparação entre bancos recomendo o recurso a um intermediário de crédito especializado.

5. Escolher uma casa que também seja atraente para o banco

A última dica a ter em mente ao solicitar um crédito habitação é escolher uma casa que seja atraente não só para si, mas também para o banco. Nesse sentido, deve ter em mente que, em muitos casos, não se trata apenas de saber qual é a casa que pode comprar e escolher uma casa que gosta, mas que a casa vai ser a garantia a oferecer ao banco, em troca do empréstimo. Portanto, se a casa que adquirir for um imóvel com características que facilitem uma hipotética venda no futuro (bom estado, boa localização, área com grande procura, …), o banco será muito mais receptivo na hora de o financiar sobre o referido imóvel.

Fonte: O idealista

Partilhar: