Quando pondera colocar a sua casa à venda, apresentá-la ao mercado e a potenciais interessados, o ideal é apresentar o imóvel nas melhores condições e na forma mais apelativa possível.
Por outro lado, há que ponderar seriamente se o dinheiro que vai gastar em alterações ou renovações é de facto um investimento, passível de ser recuperado e que proporcione um maior valor de venda, ou se será apenas mais um custo adicional.
5 coisas em que deve investir …
- Instalação de equipamentos ou soluções que claramente melhorem a eficiência energética do imóvel;
- Reparação de eventuais patologias, como fissuras, infiltrações, condensações;
- Reparação ou substituição de tudo o que estiver danificado ou estragado: vidros partidos, luzes fundidas, fechaduras que não funcionam, dobradiças estragadas, interruptores danificados, louça sanitária em mau estado, azulejo partidos, torneiras estragadas, campainhas que não tocam, …
- Tornar todas as divisões da casa “úteis” com decoração adequada, “eliminando” quartos de arrumos e transformando numa pequena sala ou escritório, decorando despensas e arrecadações, assim como varandas e terraços.
- Limpeza integral e a fundo, incluindo têxteis, vidros, interior de armários e, todo o espaço exterior e jardim, se existir.
… e
5 coisas em que não deve gastar …
(ou melhor, que poderão até melhorar a apresentação do seu imóvel mas dificilmente lhe permitirá recuperar o valor do investimento na venda)
- Alterações na planta / divisões do imóvel;
- Obras de remodelação total de cozinha e casas de banho;
- Pintura integral da casa;
- Substituição de pavimento;
- Fechar varandas ou terraços … mesmo que voltados a norte!
Se a sua casa precisa de uma remodelação total, o novo proprietário quererá fazer a obra ao seu gosto …dificilmente os gostos coincidirão pelo que corre o risco de ver a obra que levou a cabo não ser valorizada.