Telefone: +351 929 261 237

10 maneiras de tornar o regresso à escola menos doloroso

 

Hoje em dia, muitas pessoas perguntam-se porque é que ainda vamos para a escola ou universidade quando tudo se tornou tão fácil com o clique de um botão.

Precisas de saber quando é que o homem pousou pela primeira vez na lua? Procura no Google.

Queres ouvir música? Vai ao YouTube.

Precisas de saber quanto é que é 67% de 110? Temos calculadora no telemóvel.

No entanto, embora tenhamos acesso a toda esta informação ao alcance dos nossos dedos, a escola ou universidade é muito mais do que dominar equações ou memorizar datas. A aprendizagem em sala de aula é diferente de um ecrã pequeno, e a parte da vida escolar e universitária mais importante são as interações pessoais que se fazem com professores e colegas.

Mas voltar para a escola depois de uma pausa de verão poderá ser difícil. Para tornar isto mais fácil para todos, identificamos dez formas de tornar este processo mais tranquilo e o início da escola muito mais fácil.

 

1. Começa a tua rotina mais cedo

 

Não podes ir para a cama às duas da manhã e sobreviver ouvindo o alarme às 6h45 da manhã. Portanto, uma semana antes do início das aulas, começa a ir para a cama a uma hora razoável e acorda cedo. Certamente será muito melhor do que ter que começar o dia com 10 cafés.

 

2. Faz uma lista de tarefas

 

Cria uma lista de tudo o que precisas de comprar e o que precisas de fazer. Não adies aquilo que podes fazer hoje.

 

3. Prepara-te na noite anterior

 

Se fores como eu, provavelmente perdes uma boa hora de manhã a decidir que roupa usar. Em vez disso, escolha a roupa e prepara tudo na noite anterior. Isso vai–te economizar muito mais tempo de manhã, para que possas dormir mais um bocadinho.

 

4. Toma o pequeno almoço. A sério.

 

Come! Todo os dias. É o que te dará energia e a concentração que precisas para passar o dia. Lembra-te, o teu cérebro precisa de combustível como o teu carro.

 

5. Planeia o teu trajeto

 

Vais conduzir? De bicicleta, a pé ou de comboio? Certifica-te de que tudo está planeado, para que tenha pelo menos uma hipótese de chegar à hora correta. E certifica-te de ter os teus gadgets totalmente carregados – não há nada pior do que ficar sem bateria no smartphone ou de esqueceres os headphones em casa.

6. Escreve o teu horário

 

Verifica a tua agenda e tenta imaginar quanto tempo levará para ir de uma aula para outra. Se tiveres tempo, faz um teste. Especialmente se fores para uma escola grande, isso evitará que te percas ou entres acidentalmente na aula errada.

 

7. Cai nas boas graças do professor

 

Eu não estou a dizer para te sentares no lugar da frente e seres um totó. Apenas causa boa impressão, não faltes às aulas e faz o teu melhor para entregar os trabalhos na hora certa e não chegares atrasado. Desta forma, o professor irá espeitar-te e provavelmente irá ajudar-te a entender melhor a matéria.

 

8. Faz amigos

 

Mantém os teus velhos amigos, mas faz um esforço para fazer novos também – vai a eventos sociais da escola e palestra da universidade. Também deves tentar encontrar um bom amigo para estudar de estudo e fazer amigos mais velhos para que eles te possam dar detalhes sobre professores, turmas e outras informações – esse conhecimento será imprescindível! Os amigos, como dissemos no início, são o que tornam a escola e a experiência tão especiais, por isso não percas nada!

 

9. Não rebentes com o teu orçamento

 

Até que comeces a trabalhar, tenta não enlouquecer com jantares ou gastar tudo durante as saídas de fim de semana com os amigos. Faz um orçamento e cumpre-o.

 

10. Reinventa-te

 

Este é o momento para o teu crescimento pessoal e aprender sobre ti mesmo – tornando-te na pessoa incrível que sempre quiseste ser. Desafia-te de todas as formas possíveis e não cedas à pressão dos colegas. As pessoas vão te respeitar mais se permaneceres fiel a ti mesmo.

Lembra-te de que o teu tempo na escola ou universidade é o melhor momento da tua vida; posso confirmar que, independentemente de dizeres que odeias a escola, sentirás falta disto quando acabar.

 

 

Fonte: ef.com

Share this article